Modelo de estatuto social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTATUTO SOCIAL
DA

“EDITORA FIFI S.A.”

Capítulo I – Denominação, Objeto, Duração e Sede

ARTIGO 1º - A Companhia denomina-se EDITORA FIFI S.A. (“a Companhia”) e é uma sociedade por ações, de capital aberto, que se rege pelo presente Estatuto e pela legislação aplicável.

ARTIGO 2º - A Companhia tem por objeto, único e exclusivo, a edição e comercialização de revistas de conteúdointerativo e social.

Parágrafo Único - Fica desde já expressamente vedada a prática pela Companhia de quaisquer atos estranhos ao objeto aqui descrito.

ARTIGO 3º- A Companhia terá sede e domicílio na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Rua dos Bobos, nº 0, Bairro São Judas, CEP 12.345-000, e, mediante deliberação da Diretoria, poderá abrir e manter filiais, escritórios ou outrasinstalações em qualquer ponto do território nacional e no exterior.

ARTIGO 4º - O prazo de início da Companhia dar-se-á na data da Assembleia Geral de Constituição da Companhia, e o prazo de término é indeterminado.



Capítulo II – Capital e Ações

ARTIGO 5º - O Capital social da Companhia será de 100.000 (cem mil) ações, sendo 70.000 (setenta mil) ações ordinárias e 30.000 (trinta mil)ações preferenciais, todas nominativas, escriturais e sem valor nominal.

Parágrafo Primeiro - Cada ação ordinária dá direito a um voto nas deliberações das Assembleias Gerais Ordinárias e Assembleias Gerais Extraordinárias.

Parágrafo Segundo - As ações preferenciais não têm direito a voto nas deliberações da Assembleia Geral, exceto conforme disposto na Lei da Sociedade por Ações, e quanto àsseguintes matérias:

I- A transformação, incorporação, cisão e fusão envolvendo diretamente a Companhia;
II- Avaliação de bens destinados à integralização de aumento de capital da Companhia;
III- Nomeação de empresa especializada para avaliação do valor econômico de ações de emissão da Companhia; e
IV- Alteração ou modificação de dispositivos deste Estatuto Social que alterem ou modifiquemquaisquer das exigências.

Parágrafo Terceiro - Constituem ainda, direitos ou vantagens assegurados aos acionistas titulares de ações preferenciais, dentre outros:

I- Direito a dividendos iguais aos atribuídos às ações ordinárias;
II- A participação na distribuição de ações bonificadas provenientes de capitalização de reservas, lucros acumulados e de quaisquer outros fundos, em igualdade decondições com titulares de ações ordinárias.
III- Os titulares das Ações têm o direito de participar dos aumentos do nosso capital social, na proporção das ações detidas por cada um.

Parágrafo Quarto - A Companhia poderá emitir títulos múltiplos de ações e, provisoriamente, cautelas que as representem.

Parágrafo Quinto - Os certificados ou títulos representativos de ações conterão asassinaturas de dois Diretores, ou de um Diretor e um procurador, ou as de dois procuradores com poderes especiais, nomeados nos termos deste estatuto.

Parágrafo Sexto - As despesas decorrentes da conversão de ações e do desdobramento de títulos múltiplos serão cobradas do acionista, por preçonão superior ao custo.

ARTIGO 6º - O Capital Social da Sociedade poderá ser aumentado por deliberação doConselho de Administração, independentemente de aprovação da Assembleia Geral, até o limite autorizado de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

Parágrafo Primeiro – O limite da autorização será revisto anualmente pela Assembleia Geral.

ARTIGO 7º - Dentro do limite do capital autorizado de que trata o Artigo 5º, o Conselho de Administração poderá deliberar sobre a emissão de debêntures e dedebêntures conversíveis em ações.


Capítulo III – Assembleia Geral


ARTIGO 8º - A Assembleia Geral será Ordinária e/ou Extraordinária. A Assembleia Geral Ordinária será realizada no prazo de 4 (quatro) meses após o fim do exercício social e as Assembleias Gerais Extraordinárias serão realizadas sempre que os interesses da Companhia o exigirem.

ARTIGO 9º - As Assembleias Gerais serão...
tracking img