Modelo de dosimetria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
M A N U A L

D A

COLETA SELETIVA DE LIXO

Coleta Seletiva de Lixo

APRENDA AQUI TODOS OS PASSOS PARA IMPLANTAR UM SISTEMA DE COLETA SELETIVA DE LIXO EM SUA EMPRESA, CONDOMÍNIO, ESCOLA OU COMUNIDADE.

INTRODUÇÃO

A Unimed Londrina tem como missão oferecer soluções para a saúde integrando segurança, bem-estar e qualidade de vida para seus clientes, cooperados e colaboradores. Paraisso desenvolveu o Programa de Gestão Ambiental “Vamos Cuidar do Nosso Planeta” com o objetivo de difundir a educação ambiental. O lixo é um problema ambiental que deve contar com a participação da sociedade para sua solução. A Coleta Seletiva é uma forma simples de atacarmos este problema. Nesta cartilha você vai encontrar todos os passos para implantar um sistema de coleta, desde o princípio até ofim.

O Mundi representa todos os que sofrem com a poluição, desmatamento e a contaminação pelo lixo, quando não é reciclado. Para ver o Mundi saudável e feliz, basta ter consciência e tomar simples atitudes em relação ao meio ambiente.

03

Coleta Seletiva de Lixo

O LIXO
O lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais de nosso tempo. Seu volume vem aumentando nosgrandes centros urbanos, atingindo quantidades impressionantes. As cidades vêm crescendo, reduzindo o tempo disponível dos cidadãos e os produtos industrializados passaram a fazer parte do nosso cotidiano. Com isso, são geradas quantidades imensas de embalagens, sacos plásticos, caixas, isopor, sacolas, latas, garrafas e muitos outros materiais que demoram muito para se decompor - quando consegue.Cada brasileiro gera em média, 1/2 kg de lixo por dia (dependendo da região e do poder aquisitivo pode chegar a 1 kg). Além da extinção de recursos naturais essa realidade faz com que os locais para disposição de todo esse material seja esgotado rapidamente, exigindo iniciativas urgentes para a redução da quantidade enviada para os aterros sanitários ou lixões.

O QUE PODE SER FEITO?
A implantaçãoda Coleta Seletiva de Lixo é uma das soluções para reduzir o problema do lixo. Além de reduzir a poluição e o risco de problemas de saúde pela contaminação do ar, do solo e da água, a Coleta Seletiva reduz o volume de materiais destinado aos aterros sanitários ou lixões e proporciona economia de recursos naturais como petróleo, madeira, alumínio, ferro, aço, água e energia. A Coleta Seletivatambém é uma opção de renda, pela comercialização do material.

· O QUE É COLETA SELETIVA?
É a atividade de separar do lixo os materiais que podem ser reaproveitados ou reciclados (usualmente plásticos, vidros, papéis e metais). Pode ser realizada por uma pessoa, família ou por um grupo de pessoas em empresas, condomínios, escolas e cidades.

04

· O QUE É RECICLAGEM?
É o processo quetransforma os materiais já usados em novos produtos. Papéis velhos transformam-se em novas folhas ou caixas de papelão; vidros se transformam em novas garrafas ou frascos; plásticos se transformam em vassouras, potes, camisetas, mangueiras; metais transformam-se em novas latas ou recipientes.

· O QUE É MATERIAL RECICLADO?
Quando o material já foi transformado em novo produto. Existem materiais quepodem ser reciclados inúmeras vezes, como o vidro.

COMO A RECICLAGEM MELHORA NOSSA VIDA?
· Reduz a extração de recursos naturais (petróleo, madeira, alumínio, ferro, aço e outros); · Reduz o consumo de água e energia elétrica; · Diminui o lixo nos aterros sanitários e lixões; · Diminui o risco de problemas de saúde devido a contaminação do ar, do solo e da água; · Melhora a limpeza e higiene dascidades; · Diminui custos de produção; · Gera emprego e renda para população carente envolvida com a reciclagem.

MUDANÇA DE ATITUDE! CHEGOU A HORA DE ADOTAR OS 3Rs

•REDUZIR ao máximo a quantidade de lixo gerado •REAPROVEITAR tudo o que for possível •RECICLAR o que não tiver mais utilidade

05

Coleta Seletiva de Lixo

1. COMO IMPLANTAR UM SISTEMA DE COLETA SELETIVA?
Com um pouco...
tracking img