Modelo de digitação de resumos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
autor do trabalho














RESUMO CRÍTICO DO ARTIGO “O PAPEL DO ENGENHEIRO NO GERENCIAMENTO DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E SOCIAL”, DE OLIVEIRA ET AL (2010)













CRICIÚMA
Abril – 2011
autor















RESUMO CRÍTICO DO ARTIGO “O PAPEL DO ENGENHEIRO NO GERENCIAMENTO DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E SOCIAL”, DE OLIVEIRA ET AL (2010)Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Faculdade SATC, como avaliação da disciplina de Comunicação e Expressão.




Professora da Disciplina: Prof. Ma. Cristiane Gonçalves Dagostim




Criciúma
Abril – 2011



O texto precisa ser claro e objetivo. Você precisará expor, de forma sucinta, osargumentos centrais apresentados pelos autores. De forma sutil, deverá apresentar as informações da pesquisa e, por isso, a importância de o texto ser redigido com o auxílio de expressões conformativas, visto que se trata de resumo. Exemplos: Segundo, De acordo, Conforme, Os autores dizem (citam, ressaltam, apresentam, explicam...)...
Esta etapa do trabalho servirá para você apresentar aoleitor o resumo do texto lido, incentivando-o e motivando-o à leitura do artigo na íntegra. É importante fazer uso de paráfrases; recorde-se ainda de que nesta etapa não poderá haver citações diretas.





Reflexão Crítica

Momento de você analisar o artigo lido com base em suas experiências e com o apoio de outros autores. Para isso, recorra aos textos lidos nas disciplinas deMetodologia Científica e Comunicação e Expressão.
Para fundamentar a sua argumentação, o uso de citações indiretas e diretas (curtas e longas) será de fundamental importância. Veja a seguir, como referenciar. (As citações devem ser apresentadas conforme a ABNT NBR 10520).


- Citação indireta (paráfrase):


É a transcrição das ideias de um ou vários autores a partir daleitura de determinada obra, escreve-se com as próprias palavras, sem cópias literais. Dicas para se fazer uma citação indireta: leia e releia o texto original até que seja capaz de reescrevê-lo com suas próprias palavras; não use aspas nas citações indiretas/paráfrases; anote os dados referentes à fonte: sobrenome do autor, seguido do ano de publicação da obra.
Atenção: Quando a obraapresentar mais de três autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão et al.


Exemplo:


De acordo com Vagati et al (2000), a faixa de aplicação destes tipos de motores se encaixa nas mais diferentes áreas onde se deseja controle de velocidade ou torque, sendo que o motor de relutância síncrono apresenta vantagens em relação ao motor de indução e derelutância chaveado, no que diz respeito ao ruído audível e às oscilações do torque. O motor de indução apresenta relativamente uma maior dificuldade de controle. [1]


- Citação direta curta (até 03 linhas)


Segundo Tavares (2005, p.104), “A técnica utilizada para o processo de otimização através do algoritmo genético multiobjetivo se mostrou eficiente para se encontrar assoluções.”.[2]


- Citação direta longa (mais de 03 linhas)


Conforme Tavares (2005, p.101):


Foram encontrados os valores das espessuras das barreiras de fluxo e os ângulos de carga para as duas formas de alimentação propostas (tensão constante e corrente constante) que conduzissem aos valores de torque médio e fator de potência para condição do fator depotência ser superior a 0,7 e a partir deste valor se obteve o valor de torque médio máximo. [2]

Em caso de dúvidas, digite em um site de busca NBR 10520 e consulte o manual “Informações e documentação – Citações em documentos – Apresentação”, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).










REFERÊNCIAS (Ordem que aparece no texto e não em ordem alfabética....
tracking img