Modelo de desenvolvimento indiano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelo de Desenvolvimento Indiano








Piracicaba
2011


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...........................................................................................3
2. BREVE HISTÓRIA INDIANA ATÉ 1947....................................................4
3. PLANEJAMENTOS ECONÔMICOS DE 1947 ATÉ 1985.........................5
4. PLANEJAMENTO ECONÔMICO DE 1985 ATÉ1991..............................7
5. PLANEJAMENTO ECONÔMICO APÓS 1991..........................................8
6. COMPARAÇÕES ENTRE BRASIL E ÍNDIA/DADOS INDIANOS.........11
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................13
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................141. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo de analisar o modelo de desenvolvimento da economia indiana. Para isso, realizou pesquisas da história da Índia até 1947, ano de sua independência. Posteriormente é discutido e apresentado o caminho de desenvolvimento, política e planejamento econômico que foram implementados nesse país até 1985. O qual possui, de maneira geral, um caráterfortemente centralizador devido a influencia socialista da URSS, onde se encontra a participação do Estado como o principal indutor e condutor do processo de industrialização indiana bem como do seu desenvolvimento.
Em 1985 ocorre um processo gradual de liberalização da economia da Índia, que por sua vez, não será capaz de promover a estabilização da economia indiana e causará um grande déficitpúblico, crise cambial e inflação que, em 1991, culminara num recrudescimento da reforma liberal.
A reforma liberal causará inúmeros desdobramentos positivos, como dinamização da economia indiana, todavia, não irá promover, de fato, uma redução latente do Estado indiano na economia. Tendo em vista que as principais políticas elaboradas pelo governo, dependem significativamente de investimento diretosda União. Esse contexto pode ser facilmente exemplificado quando se analisa o desenvolvimento do segmento de P&D na Índia, isto é, com uma predominância grande do poder estatal.
E por fim, este trabalho, pretende, rapidamente, comparar o processo de liberalização da economia indiana com relação à brasileira, além de expor alguns dados da índia que evidenciam sua disparidade social e colocam emdiscussão se o desenvolvimento indiano está sendo efetuado de modo a contribuir para a distribuição de renda no país e, conseqüentemente, amenizar a pobreza latente do país.






2. BREVE HISTÓRIA INDIANA ATÉ 1947

A análise da economia indiana pré-colonial é, sobretudo, qualitativa, devido à falta de informações quantitativas. A economia sob o domínio do Império Mughal (1526-1858)funcionava com base em um elaborado sistema de moeda metálica, receitas sobre terra, e comércio. Moedas de ouro e de prata eram emitidas por casas de moeda reais que funcionavam na base da livre cunhagem. A estabilidade política e as políticas uniformes de coleta de receita resultantes de uma administração centralizada sob os Mughals, junto com a existência de uma rede interna de comércio bemdesenvolvido, garantiram a unificação econômica da Índia, antes da chegada dos ingleses. Estima-se que em 1600, o PIB da Índia era de 22,6% da economia mundial, o maior do mundo.
Em meados do século 18, os Mughals foram substituídos pelo Império Maratha na maior parte da Índia. As receitas sobre a terra eram coletadas por oficiais do império, mas o sistema de administração tributária dos Mughals foipreservado. Depois da derrota na terceira batalha de Panipat, o império desintegrou-se em vários estados confederados, e a instabilidade política e conflito armado resultante afetou severamente a vida econômica em várias partes do país. No final do século a Companhia Britânica das Índias Orientais entrou em cena e estabeleceu sua dominância sobre as outras potências européias.
Depois de ganhar o...
tracking img