modelo de custos para revenda de veiculo

Páginas: 9 (2110 palavras) Publicado: 19 de janeiro de 2014
PROPOSTA DE UM MODELO PARA GESTÃO DE CUSTO PARA REVENDA DE VEÍCULOS: UM ESTUDO DE CASO.




RESUMO




PALAVRAS-CHAVE:Gestão de Estoques; Custo de Estocagem Custo de Oportunidade.


1 Introdução

As empresas buscam maior competitividade no seu negócio através de ações que permitam diferenciá-la de seus concorrentes. Na atividade de revenda de veículos há grandes incentivos dogoverno federal para venda de veículos novos enquanto que revendas de veículos usados vêm mantendo seu estoque de forma extremamente enxuta, em um esforço para conter custos na economia instável dos últimos três anos. Para isso é preciso valorar cada unidade de estoque pelo preço efetivo de cada item.
Nesse sentido, a gestão de estoques tem grande importância. Segundo Maher (2001, p.809), “Astécnicas de administração de estoques aplica-se em todos os tipos de organizações que mantêm estoques – mesmo naquelas cujo único estoque são materiais de escritório.” O mesmo autor acrescenta(p. ): “[...] estoques excessivos implicam custos de estocagem desnecessária estoque muito baixo perca de venda“. Nesse enfoque, a contabilidade de custos dispõe dos meios necessários para gerenciar os custos dosestoques como o objetivo de chegar à eficiência.
Por essas razões pretende-se com este artigo evidenciar os custos de estocagem e os custos de oportunidade existente no estoque de veículos usados como ferramenta de gestão de estoques.
Este trabalho justifica em função da importância do estoque para uma empresa comercial, especialmente quando o estoque é de valor alto e de giro pequeno. Ainda, naperspectiva do gestor, ressalta a importância das informações de natureza contábil e gerencial para a gestão.
Esse estudo delimita-se a uma empresa situada na cidade de Cianorte, Estado do Paraná, que comercializa veículos usados. Os dados utilizados compreendem o período de janeiro a setembro de 2012.


2 Aspectos Conceituais

2.1 Administração de Estoque

Geralmente, os investimentos emestoques tem um peso significativo nas empresas, sejam elas comércio, indústria ou prestadoras de serviço. Para Hoji (2009, p.121) “Em empresas comerciais, os estoques são representados, basicamente, pelas mercadoriaspara revenda. Em empresas industriais, os estoques, de acordo com a fase de acabamento, podem ser classificados em: matérias primas, produtos em elaboração, materiais de consumo,produtos acabados. Em empresas de prestação de serviços, os estoques são representados, basicamente, pelos materiais de consumo e de almoxarifado.” Nem sempre a responsabilidade de controlar e administrar os estoques é de responsabilidade de um gestor apenas, é preciso interagir junto com as áreas operacionais responsáveis pelo controle do giro e níveis adequados de estoques.
Hoji(2009, p.122) cadaárea da empresa tem um papel importante mais muitas vezes:

Os responsáveis pelas diversas áreas de uma empresa procuram cumprir bem seu papel, esquecendo, muitas vezes, o objetivo principal das empresas. A principal atribuição do gerente de compras é a de assegurar os estoques em nível suficiente, o que poderia leva-lo a comprar grandes lotes, desnecessariamente, para obter descontos. Aprincipal atribuição do gerente industrial é a de produzir com boa qualidade em quantidade suficiente para atender a demanda, o que poderia levá-lo a manter alto nível de estoques de matéria-prima e de produtos acabados, além de consumir tempo excessivo na produção. O gerente de vendas tenderia, também, a manter alto volume de estoques de produtos em grande variedade, para atender rapidamente a todos ospedidos.

É comum encontrar empresas que, apesar de investirem em inovações em seus métodos de gerenciamento estratégico, passam por frustrações. Drucker(1999, p.234) “alerta que a causa básica de quase todas essas crises não é o fato de as coisas estarem sendo malfeitas, nem erradas. Na maioria dos casos, estão sendo feitas coisas certas, mas inutilmente”.
Então nos processos de gestão é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revenda de veiculos
  • revenda veiculos condenada
  • Mensuração de custos de uso de veiculos
  • MODELO DE A O REVISIONAL DE CONTRATO DE VEÍCULOS
  • MODELO CONTRATO COMODATO DE VEICULO
  • modelo de contrato de veiculos
  • MODELO DE CONTRATO VEICULO
  • MODELO CHECK LIST PARA VEÍCULOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!