Modelo de consultoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 77 (19207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO




O trabalho apresentado possui como meta principal a elaboração de um Plano de Negócios, para demonstrar a viabilidade do ingresso de mais uma empresa de consultoria empresarial no mercado.

A pesquisa se faz importante neste trabalho, pois demonstra claramente a necessidade de um plano de negócios antes da abertura, para garantir a sua viabilidade esustentabilidade, por meio de uma profunda análise dos ambientes externos e internos da empresa. A partir da pesquisa de mercado, constatamos a existência de deficiências na prestação de serviços no ramo de consultoria empresarial, desta forma, identificamos uma oportunidade de atuação.

O método de pesquisa utilizado conforme Vergara (2007, p.47) foi: Quanto aos fins e quanto aos meios.

Quantoaos fins:

a) Descritiva: um dos principais fatores que levaram a Consult Soluções a introduzir-se no ramo varejista, foi o fato de defasagem com foco neste mercado, havendo muitas empresas com dificuldades e necessitando de nossos serviços, por isso, efetuamos a necessidade de nossos serviços.

b) Metodológica: é o estudo que se refere a instrumento de captação ou manipulação darealidade. Está, portanto, associada a caminhos, formas, maneiras, procedimentos para atingir determinado fim.




Quanto aos meios

a) Campo: citação é a investigação empírica realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenômeno ou que dispõe de elementos para explicá-lo. Para sabermos a real necessidade de uma consultoria empresarial, foram aplicados questionários para entender o ramovarejista.

b) Bibliográfica: utilizamos livros e materiais de redes eletrônicas para coletarmos as informações relevantes.




Nosso projeto está embasado na abordagem quantitativa, pois procura estudar as percepções dos clientes em potencial, para desta forma, explorar o ponto certo no mercado em que se vai ativar, uma forma de aproveitar muito bem essa abordagem, é possibilitandodescobertas de semelhanças encontradas, facilitando o crescimento do negócio.





























































2. PLANO DE NEGÓCIOS




Quando falamos em empreendedorismo, automaticamente lembramo-nos de plano de negócios (business plan), pois todo empreendedor precisa, necessariamente, saberplanejar. Além disso, há outras habilidades a serem desenvolvidas, tais como: Ser visionário, saber tomar decisões, ser determinado, saber explorar as oportunidades, saber fazer a diferença, enfim existem inúmeros adjetivos para empreendedores.






Segundo Dornelas (2005, p.39)






Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto,levam a transformação de idéias em oportunidades e a perfeita implementação destas oportunidades leva a criação de negócios de sucesso.






O empreendedor é aquele que visualiza uma oportunidade e a transforma em um negócio de sucesso, capitalizando sobre este ensejo. Obviamente, ele assume riscos, porém, calculados.


A grande maioria não sabe por que se tornaramempreendedores, isso acaba acontecendo por fatores externos, aptidões pessoais e inúmeras outras variáveis.


Contudo Kirzner (1973 apud Dornelas, 2005, p. 39) tem uma abordagem diferente. Para ele, empreendedor é aquele que cria um equilíbrio, encontrando uma posição clara e positiva em ambientes de caos e turbulência, ou seja, identifica oportunidades na ordem presente.


Ser Empreendedorsignifica, especialmente, ter a capacidade de enxergar novas oportunidades, pôr em prática idéias próprias com diferenciais inovadores e ter como objetivo uma busca incansável por inovação.


Ciente que o empreendedor deve saber planejar, ele utiliza-se de uma ferramenta que está diretamente ligada ao processo empreendedor, conhecida co mo Plano de Negócios (Business Plan)....
tracking img