Modelo de como fazer um tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMARIO

As diferentes vertentes do conhecimento 02
O que é Ciência 06
O método cientifico 07
A pesquisa 08
Elaboração do projeto 11
Problema da pesquisa 13
Regras de metodologia para produção de trabalhos acadêmicos 17
Modelo de apresentação do trabalho de conclusão de curso 26
Bibliografia40

AS DIFERENTES VERTENTES DO CONHECIMENTO
Ao longo do percurso histórico, a humanidade sempre buscou respostas ás duas indagações. E , ao responder a estas indagações ou ao solucionar os seus problemas, ia, em um processo cumulativo, apropriando-se da realidade,ou seja, obtendo conhecimento. E esta apropriação da realidade tem variado de acordo com os diferentes períodos da historia dohomem. É possível analisar os diferentes períodos da história da civilização e perceber o predomínio de algum tipo de conhecimento, e isto tem sido feito pelos historiadores da ciência, mas é importante destacar que o predomínio de um tipo de conhecimento não exclui os demais, uma vez que a humanidade, ao apropriar-se de um conhecimento o incorpora a sua história.
Conhecimento empírico
O homem emseu cotidiano procura solucionar os problemas práticos relacionados à sua sobrevivência como produzir e manter o fogo, criar e aperfeiçoar instrumentos para a coleta e a caça, encontrar meios para o cultivo e cozimento dos alimentos, etc. As soluções encontradas para estes problemas são geralmente obtidas na forma de ensaio envolvendo “tentativa e erro” e são transmitidas de pessoa a pessoa, degeração em geração, sem crítica expressa, se perpetuando como tradição ou como cultura. Este conhecimento denominado conhecimento empírico, e, portanto, ametódico e assistemático. É também denominado senso comum ou conhecimento popular
Conhecimento mítico
Associado aos problemas cotidianos, a humanidade também possui inquietações e indagações acerca do Universo, da natureza, da origem da vida,etc. na pré–história, aos fenômenos da natureza era mistérios que suscitavam inquietações e inseguranças e necessitavam de respostas, e estas se basearam, por muito tempo, no sobrenatural. A verdade era obtida por meio de narrativas envolvendo seres sobrenaturais e os fenômenos da natureza eram assim atribuídos aos deuses. O mundo real se complementava com o mundo sobrenatural, surgindo assim oconhecimento mítico.
O mito surge como uma forma de pensar e explicar a realidade, buscando a narrativa sobrenatural as respostas para os fenômenos naturais, para o comportamento humano, ou para outra inquietação. Estas explicações não são questionadas ou colocadas à prova, não possuindo uma reflexão crítica. São perpetuadas ao serem transmitidas de geração em geração, como parte do imagináriopopular de uma época e, por vezes, se incorporando na cultura e tradição dos povos.
Conhecimento filosófico
Aos poucos, a reflexão e a crítica vieram substituir essa visão de mundo, na qual a verdade deixa de ser uma revelação do sobrenatural e é substituída pela razão ( o logos) , iniciando assim a era do conhecimento filosófico cuja abordagem é racional e discursiva. Surgem os filósofos e apossibilidade de discussão, de pontos de vistas diferentes e, por vezes divergentes. De acordo com Marilena Chaui : “ (...) a filosofia surgiu quando alguns pensadores gregos se deram conta de que a verdade do mundo e dos homens não era alvo secreto e misterioso, que precisasse ser revelado por divindades a alguns escolhidos,mas que, ao contrário, podia ser conhecida por todos por meio das operaçõesmentais de raciocínio, que são as mesmas em todos os seres humanos.Esses pensadores descobriram também que a linguagem respeita as exigências do pensamento e que, por esse motivo, os conhecimentos verdadeiros podem ser transmitidos e ensinados a todos” (2005,p.25-26).
O conhecimento filosófico busca uma concepção racional para a realidade, a partir de interrogações sobre fatos e problemas dentro de...
tracking img