Modelo de briefing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Planejamento de Campanha - Ricardo Almeida Fava/ Lúcia Jane Scaff - UNIGRAN

Aula 04

MODELO DE BRIEFING

Uma abordagem bastante precisa feita por Corrêa (2004) acrescenta que a palavra briefing nasceu durante a II Guerra Mundial. Os militares sentiram a necessidade de melhor organizar os ataques e idealizaram reuniões para instruir os oficiais sobre a missão a ser realizada. Esse métodofoi adotado principalmente pela aviação que realizava uma reunião de briefing com os pilotos e equipes de combate, cerca de 40 minutos antes de levantar vôo. Essa proximidade com o início da ação era por medida de segurança, para não correr o risco de as informações vazarem para o lado inimigo. Depois da guerra, esse termo foi adotado pelas agências de propaganda para significar o conjunto de dadosfornecidos pelo anunciante para orientar a sua agência na elaboração de um trabalho de propaganda, promoção de vendas ou relações públicas. Naturalmente essa palavra se popularizou, sendo empregada indistintamente pelos diversos setores da propaganda para designar um pedido de trabalho. Assim, costuma-se passar o briefing para a criação, para a mídia ou para um fotógrafo, com o intuito de orientaro trabalho com base nas informações.
23

Planejamento de Campanha - Ricardo Almeida Fava/ Lúcia Jane Scaff - UNIGRAN

Portanto, para que um briefing possa orientar os trabalhos, é importante que esteja fundamentado em algumas informações básicas, podendo ter maior ou menor riqueza de detalhes, dependendo de cada caso. No quadro abaixo estão relacionados os principais pontos que sãoimportantes para a elaboração de um bom briefing.

Modelo B de briefing 1. Situação de mercado 2. Dados do produto ou serviço 3. Comparação do produto/serviço x concorrência 4. Objetivos de marketing 5. Posicionamento 6. Público-alvo e localização 7. Objetivos de comunicação 8. Obrigatoriedade de comunicação 9. Verba de comunicação 10. Cronograma

A seguir, um breve comentário sobre cada itemrelacionado para facilitar o entendimento e a utilização do sistema apresentado. 1. Situação de mercado O primeiro passo é analisar a situação do mercado. O anunciante deve conhecer o mercado em que atua para poder passar as informações ao profissional/agência que irá atendêlo. Conhecer alguns aspectos desse mercado é bastante útil. • Tamanho: pode ser medido em valor, nível de consumo ou o número totalde famílias/pessoas/empresas que adquirem ou consomem o produto/serviço. • Tendência: a análise do ambiente econômico onde a empresa atua pode apresentar três tendências: crescimento, estagnação ou retração. Aprender sobre o ambiente econômico auxilia a visualizar se os clientes estarão dispostos e terão condições de gastar dinheiro em produtos e serviços. • Concorrência: esse é, sem dúvida, umitem importantíssimo a ser analisado, afirma Lupetti (2000). Como as empresas estão empenhadas em uma verdadeira luta por uma melhor participação no mercado, é fundamental conhecer as atividades da concorrência para poder planejar as suas ações de ataque e defesa. • Avanço tecnológico: o desenvolvimento tecnológico, derivado do conhecimento científico, das pesquisas e inovações, resulta em bens eserviços novos ou aperfeiçoados, que proporcionam importantes oportunidades para melhorar o valor oferecido aos clientes.
24

Planejamento de Campanha - Ricardo Almeida Fava/ Lúcia Jane Scaff - UNIGRAN

2. Dados do produto Podem-se determinar cinco aspectos básicos: • Características: todo produto tem sua marca e características físicas como embalagem, tamanho, modelos, cores, fragrâncias queas distinguem, tornam únicas. Já os serviços apresentam características que podem ser tangíveis ou intangíveis. Ex.: a qualidade do som de um equipamento (tangível) ou gelatina com vitamina A (a vitamina A é intangível) (Richers, 1991). • Preço: quantidade de dinheiro, bens ou serviços que deve ser dada para se adquirir a propriedade ou uso de um produto. Segundo Corrêa (2004), o preço é um fator...
tracking img