Modelo de briefing- anhanguera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1899 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelo - BRIEFING


Chama-se briefing o levantamento de todas as informações pertinentes à empresa e ao produto que se pretende divulgar. Ele é elaborado pelo anunciante, detalhadamente, para orientar o trabalho de planejamento de campanha na agência.
Apesar de ele ser elaborado pelo anunciante, o roteiro do briefing não deve ser entregue ao mesmo. Um monte de perguntas podeinibir o cliente, prejudicando o andamento do trabalho. O método mais indicado para a coleta das informações é através de vários bate papos informais entre cliente e gerente de contas.

INFORMAÇÃO: é um instrumento de trabalho para a agência. Quando o cliente não fornece, a equipe de pesquisa da agência deve sair em busca delas.

O briefing deve ser parte integrante do conhecimento do publicitáriopara, na hora certa, utilizar-se dessas informações. Vamos, portanto, conhecer quais os tópicos os publicitários e os administradores das empresas anunciantes devem considerar importantes para realizar uma boa campanha.


1) A EMPRESA E OS PRODUTOS


Muitas empresas não possuem documentos sobre sua origem. Um levantamento histórico sobre como a empresa foi fundada, as transformações pelasquais passou, as alianças que fez e qual o estágio em que se encontra poderá dar credibilidade a um comercial, por exemplo.

Devemos levantar:
- Histórico da empresa: sua origem, fundação, transformações, alianças, problemas nos últimos anos.
- Linha de produtos: periodicidades dos lançamentos, novas tecnologias.
- Ciclo de vida: histórico do produto em questão, tempo de mercado, percentualque ele representa no faturamento da empresa.
- Características: tipo de embalagem, tamanho, modelos, cor, fragrância, sabor, diferenciais em relação ao mesmo produto da concorrência.
- Freqüência de uso: é muito importante saber quantos produtos o consumidor compra e em que período de tempo. Esse dado poderá auxiliar na confecção de uma campanha que incentive o uso do produto maisassiduamente.

A capacidade de produção e de ampliação da produção é um assunto que normalmente o anunciante não informa, alegando ser uma informação confidencial. Esse dado aliado ao mapa de vendas da empresa poderá orientar a agência sobre quando reforçar uma veiculação ou mesmo suspendê-la. Se o cliente não possuir capacidade de produção para atender o público diante do resultado proporcionado pelacomunicação, é melhor retirá-lo do ar, pois, do contrário, a imagem do produto poderá ser afetada.

- Imagem da marca/produto: o que o mercado e as pessoas pensam sobre o produto, impressões e percepções positivas e negativas.
- Preço para os canais de distribuição e para consumidor final.




2) A FORÇA DE VENDAS E A DISTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS


Qual a importância da agência conhecer aforça de vendas da empresa?
Muitas vezes, uma empresa chama uma agência de comunicação, solicitando ajuda para aumentar as vendas. Mas nem sempre o problema está no consumidor final. O problema pode estar no ânimo dos vendedores ou ainda na má distribuição dos produtos nos pontos-de-venda. Nesses casos, a campanha muda seu foco para incentivar os vendedores da empresa, os lojistas ou ainda parapreparar uma comunicação visual para o ponto-de-venda.

O que precisamos saber:
- Número de vendedores e região de atuação
- Preços praticados: motivo de confecção do preço do produto (por que o produto possui um custo x ?) Tal procedimento auxiliará na elaboração de anúncios ou comerciais, afinal o consumidor compra resultados.
- Onde o produto é distribuído.
- Qual o percentualdistribuído por região.
- Quais os canais utilizados e quantos são.
- Quantos são os pontos-de-venda.

Definido o número de pontos-de-venda, assim como quais são os canais utilizados e onde são distribuídos os produtos, pode-se determinar a quantidade de material promocional a ser confeccionada.


3) O MERCADO


Pode-se definir mercado como sendo a procura conjunta de compradores em potencial...
tracking img