Modelo de artigo academico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DESMATAMENTO NA FLORESTA AMAZÔNICA



ABSTRACT


This article aims to report on deforestation in the Amazon rainforest that is proceeding at a rapid rate for several reasons, many of which depend on government decisions. Deforestation leads to loss of environmental services that have a value slightly larger than the uses that replace the forest. These services include maintenance ofbiodiversity, water cycling and carbon stocks that avoid the greenhouse effect. Feedbacks between climate change poses a threat to the forest, through processes such as: forest fires, tree mortality from drought and heat and release of soil carbon stocks that represent threats to the climate, the forest and the population Brazilian. Recent events indicate that deforestation can be controlled,given the political will, because the underlying processes depend on human decisions.

KEYWORDS; Global Warming, Biodiversity, Deforestation, Carbon hydrological cycle, greenhouse effect environmental services.

RESUMO

Este artigo tem por finalidade relatar sobre o desmatamento na floresta Amazônica que avança a um alto ritmo por várias razões, muitas das quais dependem de decisões dogoverno. O desmatamento leva à perda de serviços ambientais, que têm um valor maior que os usos pouco sustentáveis que substituem a floresta. Estes serviços incluem a manutenção da biodiversidade, da ciclagem de água e dos estoques de carbono que evitam o agravamento do efeito estufa. Retroalimentações entre as mudanças climáticas que representa uma ameaça para a floresta, por meio de processostais como; incêndios florestais, mortalidade de árvores por seca e calor e a liberação de estoques de carbono no solo que representam ameaças para, o clima, a floresta e a população brasileira. Eventos recentes indicam que o desmatamento pode ser controlado, tendo a vontade politica, pois os processos subjacentes dependem de decisões humanas.

PALAVRAS CHAVE; Aquecimento global, Biodiversidade,Desmatamento, Carbono, Ciclo hidrológico, Efeito estufa, Serviços ambientais.

INTRODUÇÃO

A Amazônia tem a maior floresta tropical do planeta., estende-se por uma área de 6,4 milhões de quilômetros quadrados na América do Sul. 63% no Brasil e o restante estão distribuídos no Peru, Colômbia, Bolívia, Venezuela, Guiana, Suriname, Equador e Guiana Francesa. Abrange os estados do Acre,Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e grande parte do Maranhão. A Amazônia Legal correspondente a cerca de 61% do território brasileiro (5.217.423 km2).Tem 20 milhões de habitantes ( IBGE, 2000 ).
A baixa densidade demográfica da floresta amazônica guarda cerca de um quinto das reservas de água doce do mundo. O Rio Amazonas é o maior do mundo em volume de água.Megabiodiversidade : é rica em espécies vegetais e animais. A floresta absorve carbono diminuindo as consequências das mudanças climáticas globais. A destruição da floresta amazônica, além de reduzir a biodiversidade do planeta, causa erosão dos solos, degrada áreas de bacias hidrográficas, libera gás carbônico para a atmosfera, causa desequilíbrio social e ambiental. A redução da umidade naAmazônia faz reduzir as chuvas na região centro-sul brasileira.( Imazon, 2007 ).
O desmatamento na floresta Amazônica tem aumentado continuamente desde 1991, variando de acordo com as mudanças relacionadas às forças econômicas . Essas mudanças incluem um pico no desmatamento em 1995, resultado do Plano Real, iniciação em 1994 e uma queda em 2005, resultado de taxas de câmbio desfavoráveis paraexportações, combinado com a “operação Curupira” para reprimir a exploração madeireira ilegal em Mato Grosso, junto com criação de reservas e uma de área interditada no Pará após o assassinato da Irmã Dorothy Stang, ( Soares-Filho, 2004,2005; Ferreira, 2005 ).
[pic]
Figura 1 – Madeira de desflorestamento irregular.
Fonte : Barreto, 2005....
tracking img