Modelo de analise institucional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise Institucional


O estagio ocorreu na Agencia da Previdência Social na área de serviço social que é um dos serviços ofertados pela agencia, situada no município de Girau do Ponciano na região Agreste do Estado de Alagoas. A primeira sede foi inaugurada no dia 17 de maio de 2006, o espaço era alocado, e comportava cerca de 50 pessoas dentre os funcionários, devido aos novos padrõesexigidos pelo INSS foi modificado o espaço físico das agencias para melhorar o atendimento aos segurados. Atendia as populações dos municípios de Traipu, Campo grande, Lagoa da canoa e Girau do Ponciano, porem, em dezembro de 2011 foi implantada uma agencia de Traipu desvinculando-se parcialmente da APS de Girau do Ponciano, embora ainda careça dos serviços de pericia.
Hoje esta localizada noLoteamento Padre Cicero, Avenida Progresso S/N, centro. O terreno foi doado pela prefeitura da cidade de Girau do Ponciano na gestão do Prefeito Davi Barros, a agência comporta cerca de 100 pessoas sentadas, possui espaço amplo e bem definido. A atual gerente é a Maria do Amparo, responsável pela gerencia e maior autoridade na instituição. A agência em seu espaço físico contém 01 sala de atendimentoespecializado, 01 sala de retaguarda, 01 sala da gerencia, 01 sala de reunião, 01 sala de qualidade de vida e saúde integral, 01 sala de arquivo, 01 sala do serviço social, 02 salas de pericia, 01 estacionamento, 01 vestiário, 01 depósito, 01 sala de administração de pericia médica, 02 banheiros adaptados para pessoas especiais, 02 normais para os segurados, 02 banheiros feminino/masculino parafuncionários e 01 para uso de banho. A agência é acessível para quem possui necessidades especiais.
Atualmente atende a população dos municípios de Girau do Ponciano (população total: 36.600; urbano: 11.268; rural: 25.327), Lagoa da Canoa (população total: 11.250; urbana: 9.165; rural: 9.088) e Campo Grande (população total: 9.032; urbana: 4.185; rural: 4.8470. Sendo 80% da população atendida dazona rural. A agencia funciona de segunda as sextas feiras das 07:00 ás 16:00 horas. A agencia oferece concessão de benefícios institucionais, na sua prática rotineira destaca-se o atendimento para perícias, agendamentos, e avaliações sociais. O resultado das atividades na agencia é o oferecimento ao trabalhador de proteção social e a seus dependentes, tem contribuído para movimentação docomercio na cidade e melhorias na qualidade de vida dos segurados.
O instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atua na garantia de renda ao trabalhador e sua família nos momentos de incapacidade laborativa ocasionada por doença, acidente, gravidez, prisão, velhice e morte. As agencias preza pelos serviços citados acima e no seu atendimento buscam ofertar as concessões de benefícios ofertados pelaprevidência. A instituição através do sistema publico de politica previdenciária tem como missão a garantia de proteção social ao trabalhador com caráter solidário, inclusivo e sustentável. Visa ser reconhecida como patrimônio do trabalhador e sua família, pela sustentabilidade dos regimes previdenciários e pela excelência na gestão, cobertura e atendimento aos segurados. Como também a promoção dainclusão social e cidadania, oferecendo os serviços previdenciários com ética, respeito á diversidade cultural e ao meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do planeta. Portanto o objetivo em geral da instituição é a promover o reconhecimento, pela previdência social, do direito ao recebimento dos benefícios por ele administrados, assegurando agilidade, comodidade a seususuários e ampliação do controle social.
A relação usuário instituição ainda é preocupante, uma vez que o segurado carrega consigo muitos mitos a cerca da previdência e seus serviços, recorrendo a terceiros para mediar à relação usuário e instituição e estes se aproveitam de sua ignorância acerca da politica de previdência para explora-los materialmente e tratar como um favor ou como filantropia um...
tracking img