Modelo de adm participativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Do início do século XX até aproximadamente a metade dos anos 1970, o mundo das organizações foi dominado pelos conceitos e técnicas disseminados com a expansão das empresas americanas e européias. Onde quer que fabricassem ou vendessem seus produtos e serviços, essas empresas levavam junto sua tecnologia e seu vocabulário de administração.
Porém, a partir dos anos 70, começaram atornar-se conhecidas palavras e nomes vindos do Japão. Assim como havia acontecido com os americanos e europeus, chegara à vez de os japoneses ocuparem espaço no mundo das organizações e da administração. Desde então, as idéias vindas do Japão também começaram a fazer parte do vocabulário e do currículo do estudo da administração. Na transição para o século XXI, o modelo japonês, uma versãosensivelmente melhorada das técnicas e proposições ocidentais sobre a administração, tornou-se um modelo universal, e um dos principais pilares que sustentam a competitividade na economia global.

Modelo de administração japonesa

Esse modelo nasceu no chão das fabricas, nos setores operacionais com o objetivo de diminuir qualquer tipo de desperdício e promover o melhoramento contínuo, através deinovações tecnológicas conhecimento e incentivos político-econômicos. A partir da década de 1970, as idéias japonesas sobre a administração tornaram-se populares em todo o mundo. A escola americana da qualidade, da qual Deming foi uma das figuras marcantes, criou raízes fortes no Japão e influenciou profundamente a filosofia de administração desse país. Uma das empresas que mais aproveitaram osprincípios dessa escola foi a Toyota. Porém, a contribuição da Toyota para a história da moderna administração foi muito além da simples incorporação e melhoramento da filosofia e das técnicas da qualidade. O sistema Toyota é a semente do modelo japonês de administração, baseia-se não apenas nos especialistas da qualidade, mas principalmente nas técnicas de Henry Ford e Frederick Taylor.

Os doisprincípios mais importantes deste modelo:

Eliminação de desperdícios

Aplicado primeiro à fábrica, deu origem a idéia de produção enxuta, que consiste em fabricar com o máximo de economia de recursos.

Em visita as fábricas da Ford nos EUA, Toyota e Ohno concluíram que o principal produto não era o automóvel, mas sim, o desperdício de recursos. A filosofia de Ford consistia em dispor derecursos abundantes, de todos os tipos, para enfrentar qualquer eventualidade, os recursos deveriam ficar em estado de prontidão. Para os japoneses isso era desperdício puro. Os desperdícios foram classificados em sete tipos principais:

1. Tempo perdido em conserto ou refugo;
2. Produção além do volume necessário, ou antes, do necessário;
3. Operações desnecessárias no processode manufatura;
4 Transporte;
5. Estoque;
6. Movimento humano;
7. Espera.

A eliminação de desperdícios diminui os custos de produção, sem que o valor do produto para o cliente fique comprometido.

Há três formas de eliminar desperdícios:

→ Racionalização da força de trabalho: Para racionalizar a utilização da mão-de-obra, a Toyota agrupou os operários em equipes,com um líder ao invés de um supervisor. As equipes receberam um conjunto de tarefas de montagem e a missão de trabalhar coletivamente de modo a executá-las da melhor maneira possível. O líder deveria trabalhar junto com o grupo e coordená-lo, substituindo qualquer trabalhador que faltasse. Em seguida, esses grupos receberam tarefas simples de manutenção de seus próprios equipamentos, consertos depequenas ferramentas e controle de qualidade.
A idéia da racionalização da força de trabalho está na raiz de conceitos que viriam a ter grande importância na moderna administração: manufatura celular, autogestão e trabalho de equipe. Estes conceitos viriam a ser amplamente empregados em todos os tipos de sistemas de produção.

→ Just In Time: O método Just in time (expressão que significa...
tracking img