Modelo configurado de tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
M
FACULDADE DE TECNOLOGIA IBRATEC DE JOÃO PESSOA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM DESENVOLVIMENTO WEB

FRANCISCO JOSÉ RODRIGUES GOMES

POOL DE CONEXÕES A BANCO DE DADOS
COM JAVA ENTERPRISE EDITION

João Pessoa – PB

Fevereiro de 2009
FRANCISCO JOSÉ RODRIGUES GOMES

POOL DE CONEXÕES A BANCO DE DADOS COM
JAVA ENTERPRISE EDITION

Monografia apresentada à Coordenação do Curso deEspecialização Lato Sensu da Faculdade de Tecnologia IBRATEC de João Pessoa, sob a orientação do Prof. Dr. Marcelo Rômulo Fernandes, como exigência à obtenção do título de especialista em Desenvolvimento para WEB.

João Pessoa – PB

Fevereiro de 2009

ATENÇÃO: INSERIR AQUI A FICHA CATALOGRÁFICA – No verso da Folha de Rosto
Deve ser elaborada por profissionais da área da Biblioteconomia daFaculdade iDEZ (Procurar Sanderly (3245-7571) na Biblioteca da Faculdade iDEZ, no horário das 14:00 as 20:00)
FRANCISCO JOSÉ RODRIGUES GOMES

POOL DE CONEXÕES A BANCO DE DADOS COM
JAVA ENTERPRISE EDITION

Aprovado em 25 de Junho de 2009

BANCA EXAMINADORA

____________________________________________
Prof. Dr. Marcelo Rômulo Fernandes
Orientador – Examinador____________________________________________
Profa. Msc. Marileuza Fernandes Corrreia de Lima
Examinadora

____________________________________________
Prof. Msc. Nilton Freire Santos
Examinador




Dedico este trabalho a minha mãe, Nilza Rodrigues Gomes, pelo zelo na educação de seus filhos e pelo exemplo de vida que representa; a minha esposa, por seu companheirismo, busca constante do conhecimento e lutapor seus direitos; e aos meus filhos pela alegria que me trazem a cada dia.
AGRADECIMENTOS

Agradeço a meus colegas de trabalho do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, da Secretaria de Tecnologia da Informação, especialmente aos lotados na Coordenadoria de Sistemas, cuja convivência e troca de conhecimentos me faz aprender a cada dia.

Agradeço a Msc. Frederico GuedesPereira, professor das disciplinas de Programação para Web II e III e a Profa. Msc. Micheline Carvalho Barroso, professora da disciplina Ferramentas para Web I, ambos do curso de pós-graduação que ensejou esta monografia.

Agradecimento especial ao Prof. Gerson Castro, coordenador do curso, pelo incentivo e apoio incondicional para a finalização e alinhamento deste trabalho com os objetivosdo curso e, principalmente, no foco nos resultados direcionados ao que vem sendo realizado pelo mercado de trabalho.

“Quando vem a idéia de profissionalismo, faz sentido falar sobre ser profissional em tecnologia da informação. Padrões são vitais para que profissionais de TI possam prover sistemas que durem.”

Tim Berners-Lee
GOMES, Francisco José Rodrigues. POOL DE CONEXÕES A BANCO DEDADOS COM JAVA ENTERPRISE EDITION. 2008 - 96p. Monografia – Curso de Especialização Lato Sensu em Desenvolvimento Web. Faculdade iDEZ.

RESUMO

Este trabalho apresenta uma solução para aperfeiçoar o desempenho e a disponibilidade de aplicações web, desenvolvidas na linguagem Java, no que diz respeito às conexões a bancos de dados. Conexão a banco de dados, requisito muito importante em diversasaplicações - sejam elas para web ou não - é, sem dúvida, uma das principais preocupações das empresas ou instituições que possuem uma base de dados corporativa. Aplicações web, por suas características, mantêm uma linha tênue com o conceito, o que torna a solução muito mais complexa dado a fatores como concorrência, desempenho, segurança, etc. Pool de conexões é a solução proposta, seja elaimplementada por programação utilizando chamadas a métodos de classes de pacotes Java dedicados ou através de framework já consolidado na comunidade de desenvolvedores. Observe-se que, para essas soluções, o uso de padrões são essenciais e, neste campo, Java EE – Java Platform, Enterprise Edition – foi escolhida para exemplificar as formas de implementação de pool de conexões. Questões como idle time,...
tracking img