Modelo conceitual de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelo conceitual
A modelagem conceitual baseia-se no mais alto nível e deve ser usada para envolver o cliente. O exemplo de modelagem de dados visto pelo modelo conceitual são mais fácil decompreender, já que não há limitações ou aplicação de tecnologia específica. O diagrama de dados que deve ser construído aqui, chama-se Diagrama de Entidade e Relacionamento, onde deverá ser identificadotodas as entidades e os relacionamentos entre elas. Este diagrama é a chave para a compreensão do modelo conceitual de dados.

Modelo lógico
O modelo lógico já leva em conta algumas limitações eimplementa recursos como adequação de padrão e nomenclatura. Define as chaves primárias e estrangeiras. Deve ser criado levando em conta os exemplos de modelagem de dados criados no modelo conceitual.Modelo físico
No modelo físico fazemos a modelagem física do modelo de banco de dados. Levam-se em conta as limitações impostas pelo SGBD escolhido e deve ser criado sempre com base nos exemplos demodelagem de dados produzidos no item anterior, modelo lógico.

Entidade
Uma Entidade pode ser definida como qualquer coisa do mundo real , abstrata ou concreta , na qual se deseja guardarinformações. (tabela , arquivo, etc..). Exemplos de entidades : Cliente , Produto , Contrato , Vendas , etc.

Atributo
Um atributo é tudo o que se pode relacionar como propriedade da entidade. (coluna , campo, etc,..). Exemplos de atributos: Código do Produto (Entidade Produto), Nome do Cliente (Entidade Cliente).

Relacionamento
É o tipo de ocorrência existente entre entidades. O símbolo querepresenta o relacionamento no modelo E-R é um losango com o nome do relacionamento escrito no seu interior, como no exemplo a seguir.

Em um modelo de entidade e relacionamento, nem todas as entidades serãorelacionadas, há casos em que não há relacionamento entre entidades, nestes casos consideramos como entidades isoladas. 

Tipos de relacionamento
Existem três tipos de relacionamento entre...