Modelo atomico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelos atômicos e características dos átomos
1. Os primeiros modelos atômicos
Um modelo científico é uma representação da natureza, uma imagem construída, que permite a compreensão alguns fenômeno. Quando adequado, permite previsões acerca dos fenômenos estudados, e torna possível a melhor compreensão da natureza.
Por outro lado, quando um modelo não é capaz de explicar adequadamentedeterminado(s) fenômenos(s), sua reformulação torna-se necessária.
Isso é claramente observados nos modelos propostos para representar as propriedades e características da matéria, denominadas modelos atômicos, os quais ao longo da Historia sofreram modificações.

2. Primeiras ideias sobre átomos
Leucipo e Demócrito, filósofos gregos que viveram entre os séculos IV e constituídos por partículasindivisíveis – em grego, palavra átomo, significa indivisível, eternas e indestrutíveis, que estão em movimento no vazio.
3. Modelo atômico de Dalton
Entre 1803 e 1808, Dalton elaborou um modelo de estrutura da matéria que expletiva os fenômenos químicos conhecidos, o conceito de átomo já era conhecido.
Dalton propôs que a matéria era formada por partículas distintas, denominado átomos.
SegundoDalton a matéria era descontinua, pois entre os átomos que a constituíam havia espaços vazios.
• Toda matéria e formada por átomos, partículas esféricas, maciças, indivisíveis e indestrutíveis.
• Existe um tipo de átomo para cada elemento.
• Átomos de um mesmo elemento são iguais entre si.
• Átomos de elementos distintos diferem quanto á massa.
• Uma substancia composta é formada por espéciesquímicas de diferentes elementos que possuem quantidade fixa de cada um deles. Dalton deu o nome de “átomos complexos” a essas espécies.
• Em uma reação química, os átomos se mantêm em tipo e quantidade, apenas ocorrendo o rearranjo deles na formação de novas espécies químicas.
Modelo de Dalton e as formulas químicas
Uma das consequências do modelo atômico de Dalton é que cada substânciacomposta é formada por um único tipo de espécie química, a qual apresenta proporção fixa entre os átomos que a compõem. Isso significa dizer que há uma fórmula para cada substancia.
O quadro abaixo apresenta as formulas atual que representam algumas substancias químicas.
Espécie Composição
H2O
(Água) 2 átomos de hidrogênio e 1 átomo de oxigênio.
CO2
(gás carbônico) 1 átomo de carbono e 2átomos de oxigênio.
NH3
(amônia) 1 átomo de nitrogênio e 3 de hidrogênio.
H2SO4
(Acido sulfúrico) 2 átomos de hidrogênio, 1 átomo de enxofre e 4 átomos de oxigênio.
Observe que, para representar a formula de uma substancia, são utilizados os símbolos dos elementos e algarismos subscritos os quais indicam a quantidade de cada átomo na espécie química. O modelo atômico proposto por Daltonexplicava adequadamente as leis ponderais: Lei da Conservação das Massas e Lei das Proporções Definidas.
Segundo Dalton, durante uma transformação química, os átomos não se modificam, mas se rearranjam gerando novas espécies químicas.
Todos os átomos presentes no sistema inicial permanecem no sistema final. Assim, podemos concluir que a massa do sistema se conserva, pois, em ultima instancia, amassa de um corpo é a soma das massas de todos os seus átomos constituintes.
A reelaboração do modelo atômico de Dalton
O modelo atômico de Dalton foi aceito pela comunidade cientifica durante praticamente todo o século XIX. No final daquele século, sucessivos avanços nas investigações experimentais conduziram as novas interpretações da estrutura atômica e a formulação de modelos e teorias queexplicavam a relação entre matéria e eletricidade.
A ampola de raios catódicos
O final do século XIX foi um período de grande movimentação e produção cientifica. Os cientistas já sabiam que os gases nas condições ambientes são maus condutores de eletricidade. Em vista da existência do relâmpago, um físico inglês de nome William Crookes, desenvolveu o que foi chamado de Ampola de crookes. Ela...
tracking img