Modelo atômico de dalton

Páginas: 5 (1215 palavras) Publicado: 22 de abril de 2011
[pic]

MODELO ATÔMICO DE DALTON

Serra
2007
[pic]

MODELO ATÔMICO DE DALTON

Allan V.
Gabriel
Juliano
Lorena P.
Luiza
Marianna
Michaelli
Thais
[pic]

Trabalho apresentado na disciplina de Química
no Colégio Alternativo unidade de Barcelona
para obtenção de nota no 1º trimestre, ministrado pelo
Professor Gean.

SumárioIntrodução............................................................................................05
Desenvolvimento..................................................................................06
Anexos................................................................................................09
Conclusão............................................................................................10
Referenciasbibliográfica................................................................... 11

Introdução

O químico inglês John Dalton, que viveu entre 1.766 a 1.825, afirmava que o átomo era a partícula elementar, a menor partícula que constituía a matéria. Em 1.808, Dalton apresentou seu modelo atômico: o átomo como uma minúscula esfera maciça, indivisível, impenetrável e indestrutível. Para ele, todos os átomos de um mesmoelemento químico são iguais, até mesmo as suas massas. Hoje, nota-se um equívoco pelo fato da existência dos isótopos, os quais são átomos de um mesmo elemento químico que possuem entre si massas diferentes. Seu modelo atômico também é conhecido como "modelo da bola de bilhar".

TEORIA ATÔMICA DE DALTON

No início do século XIX, algumas perguntas sobre ocomportamento da matéria ainda não encontravam respostas. Por exemplo:
Por há poucos elementos diferentes e milhares de compostos?
Por que um composto se decompõe em substâncias mais simples (elementos) e os elementos não sofrem decomposição produzindo novas espécies de matéria?
Por que numa transformação química, em ambiente fechado, não ocorre variação de massa?
Por que um composto apresentasempre a mesma composição independente de sua origem?
Os cientistas daquela época tinham em mãos dados experimentais observados em nível macroscópico, isto é, era conhecido o comportamento de atmosferas suficientemente grandes, que se pudessem ver, tocar, manipular, pesar, ou seja, observar certas propriedades através de experiências (ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade etc).Faltava, contudo, uma análise em nível microscópico que pudesse descrever o comportamento de uma atmosfera de tamanho insignificante de matéria, sem poder vê-la, tocá-la e que pudesse justificar, nesse nível, os comportamentos macroscópicos, observados pelos cientistas na época.
Para responder essas perguntas e explicá-las, surgiu no ano de 1808, uma teoria proposta por John Dalton,denominada “Teoria Atômica de Dalton”, que enunciava:
5. “Qualquer espécie de matéria é formada de átomos. Os átomos são minúsculas partículas, que não podem ser subdivididas nem transformadas em outros átomos”.
6. Todos os átomos de um mesmo elemento são iguais em massa, tamanho e em todas as suas propriedades, ou seja, possuem as mesmas identidade química`. Por exemplo,; o elemento ferro éconstituído por átomos de ferro que possuem a mesma massa, o mesmo tamanho e as mesmas propriedades.
7. Átomos de elementos diferentes possuem propriedades químicas e físicas diferentes. Por exemplo,; a identidade química de um átomo de ferro é completamente diferente da de um átomo de magnésio. Estes têm massas e tamanhos diferentes.
8. Um composto é constituído pela combinação de átomos de doisou mais elementos que se unem entre si em várias proporções simples. Nessas combinações cada átomo guarda sua identidade química.”

REPRESENTANDO OS DIFERENTES ELEMENTOS

Na época de Dalton eram conhecidos cerca de cinqüenta elementos diferentes; atualmente são conhecidos 109. Para cada elemento conhecido foi criada uma representação gráfica abreviada, denominada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelo atômico de dalton
  • Modelo Atômico de Dalton
  • Modelo atomico de dalton
  • O Modelo atômico de Dalton
  • Modelo Atômico de Dalton
  • Modelo atômico de John Dalton
  • modelo atomico de dalton
  • Evolução dos Modelos Atômicos de Dalton a Bohr

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!