Modelo artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

Nome do autor do artigo[1]

Resumo
Este texto procura identificar os principais elementos que constituem a estrutura de um artigo científico, de modo específico, na área de direito. Além disso, pretende apresentar de forma sucinta as regras de apresentação geral, o formado do resumo, as formas de citação no texto e as suas devidas referências. As orientaçõesaqui apresentadas baseiam-se na norma para apresentação de artigo científico, a NBR 6022 de 2003. Recomenda-se que todo artigo científico, para fins de publicação em periódicos, tenha em seu resumo uma quantidade de 100 a 150 palavras. Logo abaixo do texto do resumo, deve-se colocar as palavras-chave, que são de 3 a 5, normalmente. Estas palavras-chave devem representar os conceitos essenciais dotexto.

Palavras-chave: Artigo Científico, regras, formatação, estrutura.


1 INTRODUÇÃO

Toda produção científica tem um caráter público e, por isso, sua apresentação deve seguir regras e normas específicas. O principal objetivo deste texto é identificar as principais recomendações para a elaboração de um texto científico, de acordo com a norma da ABNT para apresentação deartigos científicos impressos: a NBR 6022, 2003. Tal norma explicita os elementos que constituem um artigo cientifico. Vale lembrar que para submeter um artigo científico à aceitação de uma revista científica, o autor deve observar as normas editoriais solicitadas pela revista (FRANÇA et al., 2003, p. 59).


2 CONCEITO DE ARTIGO


De acordo com a ABNT, “artigo científico é parte deuma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento” (ABNT. NBR 6022, 2003, p. 2). É importante observar que aqui foi feita uma citação que não ultrapassou três linhas no texto, sendo, portanto, uma citação direta curta, não necessitando de nenhuma alteração, a não ser a adição de aspas, bem como areferência, que pode ser em estilo autor data ou em forma numérica em rodapé. Para efeitos de padronização, deve-ser optar por um destes modos de referência e seguir continuamente no texto.
Para Lakatos e Marconi (1991) os artigos científicos têm as seguintes características:
a) não se constituem em matéria de um livro;
b)são publicados em revistas ou periódicos especializados;c)permitem ao leitor, por serem completos, repetir a experiência.


3 TIPOS DE ARTIGO CIENTÍFICO


De acordo com o objetivo do autor, um artigo científico pode ser:
a) Original ou divulgação: apresenta temas ou abordagens originais e podem ser: relatos de caso, comunicação ou notas prévias.
b) Revisão: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos jápublicados, revisões bibliográficas etc.


4 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO


O artigo científico tem a mesma estrutura dos demais trabalhos científicos, contendo as partes Pré-textual, Textual e Pós-textual. A seguir, indicamos os principais pontos das referidas partes:

4.1 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
a) o título e subtítulo (se houver) devem figurar na página de abertura doartigo, na língua do texto;
b) a autoria: Nome completo do(s) autor(es) na forma direta, acompanhados de um breve currículo que o (s) qualifique na área do artigo;
c) o currículo: incluindo endereço (e-mail) para contato, deve aparecer em nota de rodapé;
d) resumo na língua do texto: O resumo deve apresentar de forma concisa, os objetivos, a metodologia e os resultadosalcançados, não ultrapassando 250 palavras. Não deve conter citações e “deve ser constituído de uma seqüência de frases concisas e não de uma simples enumeração de tópicos. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular” ativa” (ABNT. NBR-6028, 2003, p. 2);
e) palavras-chave na língua do texto: elemento obrigatório, devem figurar abaixo do resumo, antecedidas da expressão:...
tracking img