Modelo artigo cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUPAC – FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERLÂNDIA
ADMINISTRAÇÃO



CLÁUDIO DE ALMEIDA F

NOMES DOS MEMBROS DA EQUIPE




ERNANDES










TÍTULO / TEMA




NOME DO PROFESSOR TUTOR







UBERLÂNDIA
2012


ANÁLISE ESTRATÉGICO-FINANCEIRA DA APLICABILIDADE DE BALANCED SCORECARD: Um Estudo de Caso da Cia. Suzano dePapel e Celulose.



CLÁUDIO DE ALMEIDA FERNANDES
Ph.D em Administração e Negócios Florida/EUA
Pós-Doutorando em Business Administration - EUA
Coordenador do Curso de Administração da UNIPAC




RESUMO


O Planejamento Estratégico é um elemento de grande importância dentro da organização, podendo influenciar onde realmente a empresa pretende chegar, os resultados esperados e deveser capaz de adaptação de acordo com os cenários, e juntamente com o Balanced Scorecard, fica mais fácil esta adaptação, pois integra tanto os ativos tangíveis, quanto intangíveis. Neste trabalho, analisou-se a necessidade de um bom planejamento dentro da empresa e uma melhor estratégia a ser adotada, para uma melhor adaptação de junto aos cenários inesperados, onde o Balanced Scorecard cria asinergia necessária para esta gestão, além de auxiliar na garantia dos projetos empresariais. Foi realizado um estudo de caso na Cia. Suzano de Papel e Celulose, onde observa-se como foi utilizado um bom planejamento em uma época de recessão no setor de aviação, serão levantados os dados qualitativos e quantitativos e demonstrado o desempenho da empresa nos últimos anos e onde a empresa pretende chegarnos próximos anos, com isso identificar os resultados positivos para as empresas que utilizam modelos de gestão semelhantes.

PALAVRAS-CHAVE: Planejamento; Estratégial; Ativos Tangíveis; Ativos Intangíveis; Balanced Scorecard.
















Orientador: Prof. Nome do professor Tutor - UNIPAC








INTRODUÇÃO


O objetivo desse projeto é identificar e desenvolvermaneiras adequadas dentro do planejamento estratégico, a partir da escolha de estratégias adequadas a cada situação empresarial, bem como a seleção de ferramentas de gestão, e nesse caso a utilização do modelo Balanced Scorecard, também conhecido por BSC.

Na atualidade no mundo dos negócios, observa-se que as empresas estão diante de grandes desafios devido às mudanças nesse ambiente deconstante e elevada dificuldade, o que tem exigido cada vez mais da gestão de tais organizações, e nesse ponto o planejamento estratégico torna-se cada vez mais importante para a consecução dos objetivos empresariais.

Diante de tal situação, as companhias têm apresentado dificuldades de adaptação a esses novos cenários e sua capacidade e eficiência de planejamento estratégico são efetivamenteafetadas por tais mudanças, e assim sendo há a necessidade de se criar outros métodos a partir de novos conceitos estratégicos para o devido delineamento do planejamento das atividades empresariais.

Dentro desse prisma o desenvolvimento e implantação de planejamento estratégico tornam-se cada vez mais importante no processo de gestão empresarial atual, sendo esse o objeto central desse estudo,independentemente do porte da empresa, desde pequenas a grandes empresas, mas o presente estudo visará basicamente às empresas de maior porte, principalmente devido disponibilidade de dados e sua obtenção e por ter sido testados com resultados mensuráveis em tais empresas.

1.1 Importância do Tema

Este trabalho pretende demonstrar a importância do planejamento estratégico e a utilização eaplicabilidade do modelo de gestão Balanced Scorecard, a fim de obter maior confiabilidade na composição de estratégias emergentes adaptáveis a grande maioria das organizações; para que os gestores possam tirar o máximo de benefício em prol da informação e assim contribuir para a otimização do desempenho das mesmas. “Tanto a eficácia operacional como as estratégias são essenciais para o desempenho...
tracking img