Modelo antigo de gpx modelo atual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelo antigo de GP x Modelo atual


Natália Junckes



RESUMO


A era da informação é marcada por grandes transformações e pelos desafios enfrentados pelas organizações. A principal estratégia adotada pelas empresas deve ser o investimento de seus colaboradores, tanto profissionalmente quanto em sua criatividade e sua participação efetiva no trabalho, sendo que os mesmos são vistoscomo principal diferencial competitivo em uma organização. Assim sendo, a gestão de pessoas auxilia os administradores nas tomadas de decisão dentro da empresa, desde o recrutamento e seleção ate o deslocamento do mesmo.


Palavras-chave: Organização; Colaboradores; Recursos Humanos.



1 INTRODUÇÃO


A era da informação é caracterizada por grandes transformações. As organizaçõesenfrentam desafios nas áreas tecnológicas, sociais, culturais, entre outros setores onde levam a estar preparadas e, assim, se destacar no mercado no qual estão inseridas.


De acordo com Chiavenato ( citado por Matos; Stefano; e Gomes Filho, 2002, p.15 ):


Em uma época de globalização, a competição, o forte impacto da tecnologia e as mudanças se tornaram os maioresdesafios externos, a vantagem competitiva das empresas está na maneira de utilizar o conhecimento das pessoas, e coloca-lo eficazmente em ação na busca de soluções satisfatórias de novos produtos e serviços inovadores.


O aumento da concorrência mundial prioriza a produtividade, a qualidade, e a redução de custos na produção e para que esse conjunto de fatores esteja trabalhando de formaequilibrada é necessário o uso de colaboradores que satisfaçam essas necessidades para a organização, mas que estejam também sanados de suas necessidades básicas, se segurança, emocional e motivacional.
E é para auxiliar esses desafios organizacionais que a área de recursos humanos, gestão de pessoas se aprimora cada vez mais auxiliando na tomada de decisões de líderes tornando a relaçãopatãoXFuncionário uma convivência saudável para ambos.



2 EVOLUÇÃO DO RH


A área de Recursos Humanos, que em pouco mais de 100 anos evoluiu de uma concepção contábil, passando por abordagens legais, tecnicista, administrativas e chegando hoje ao estratégico, por meio da Gestão de Pessoas. No Brasil, essas mudanças, decorreram de fatos marcantes que influenciaram diretamente as relaçõesde capital e trabalho, exigindo rápida adequação das organizações e dos trabalhadores.
A fase contábil decorreu da industrialização e do êxodo da população do campo para as cidades, logo a contabilização do custo com a “compra” da mão-de-obra era de suma importância para as organizações. A fase legal foi consequência da implantação da CLT e teve como resultado a substituição do “feitor” peloChefe de pessoal. A fase tecnicista coincidiu com a politica industrial automobilística de Juscelino Kubitscheck e caracterizou-se pela adoção do modelo americano de Gerente de Recursos Industriais em substituição ao chefe de pessoal. Já, o marco histórico desta evolução deu-se na chamada fase administrativa que coincidiu com o fortalecimento das relações sindicais e o aparecimento do Gerente deRecursos Humanos decorrente do aumento das Universidades de Administração levando a área do RH a um enfoque mais humano e menos burocrático. E, finalmente, a fase estratégica que foi marcada por meio da introdução dos programas de planejamento estratégico e consequentemente o primeiro sinal de preocupação a longo prazo.
Em termos práticos, estas fases substituem as concepções operacionais eburocráticas, com características de controle (policial), de imediatismo com foco nas funções, por uma visão estratégica, através da adoção do planejamento de longo prazo, numa relação de comprometimento e de parceria objetivando o ganha-ganha entre organização, fornecedores, clientes e os colaboradores (clientes internos).
Esta realidade exige das organizações o desenvolvimento de...
tracking img