Modelo 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA - EAD
Município: Lajeado
Estado: RS
Turma: 560
Pólo: Mauá
Tutor(a): Mareline Radaelli
Semestre/Ano: 6/2009

A LUDICIDADE COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO ¹
Nome do(a) aluno(a)
Simone Sulzbach Posselt


RESUMO
Neste artigo apresentarei os resultados de uma pesquisa monográfica onde foram analisadas aspropostas do Lúdico no espaço escolar como facilitador da aprendizagem.
Palavras-chave: Lúdico, aprendizagem, jogo.

INTRODUÇÃO
O surgimento da idéia de pesquisar sobre o Lúdico, ocorreu a partir dos estágios feitos nos módulos anteriores.
Essa pesquisa teve como objetivo geral:
- Verificar o espaço e as relações do Lúdico como facilitador da aprendizagem na sala de aula.E como objetivos específicos:
- Analisar como o lúdico é utilizado no plano de trabalho e na prática de sala de aula;


_________________________


[?] Artigo apresentado na Disciplina de Estágio Curricular IV ao Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura – EAD, da Universidade Luterana do Brasil, como requisito parcial para conclusão de Curso.
- Examinar acontribuição do Lúdico para o rendimento do aluno na aprendizagem;
A realização desta pesquisa justificou-se pelo fato de ter se destacado nos estágios anteriores.
O Lúdico apresenta valores específicos para todas as fases da vida humana. Assim, na idade infantil e na adolescência a finalidade é essencialmente pedagógica. A criança e mesmo o jovem opõe uma resistência à escola e ao ensino, porqueacima de tudo ela não é lúdica, não é prazerosa.
Estudos demonstram que através de atividades lúdicas, o educando explora muito mais sua criatividade, melhora sua conduta no processo de ensino-aprendizagem e sua auto estima.
O indivíduo criativo é um elemento importante para o funcionamento efetivo da sociedade, pois é ele quem faz descobertas, inventa e promove mudanças.
Oreferencial teórico dessa pesquisa teve como base as teorias críticas da educação.
   A escola passou a difundir um ensino enciclopédico, imaginando quanto mais conteúdos passassem, mais os alunos se desenvolveriam, o que não é verdade. Para serem assimiladas, as informações devem fazer sentido. Isso se dá quando elas incidem no que Vygotsky (2001 p. 25) chamou de zona de desenvolvimentoproximal, a distância entre aquilo que a criança sabe fazer sozinha (o desenvolvimento real) e o que é capaz de realizar com ajuda de alguém mais experiente (o desenvolvimento potencial). Assim, o bom ensino é o que incide na zona proximal.
    No entanto, o sentido verdadeiro da educação lúdica, só estará garantido se o professor estiver preparado para realizá-lo e ter um profundoconhecimento sobre os fundamentos da mesma.
 Assim podemos perceber que o Lúdico apresenta uma concepção teórica profunda e uma concepção prática, atuante e concreta.




DESENVOLVIMENTO


    O lúdico tem sua origem na palavra latina "ludus" que quer dizer "jogo”. Se se achasse confinado a sua origem, o termo lúdico estaria se referindo apenas ao jogar, ao brincar, ao movimentoespontâneo.
Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer quando de sua execução, ou seja, divertir o praticante. A atividade lúdica também é conhecida como brincadeira.
Sumariamente teríamos as seguintes características sobre elas: - são brinquedos ou brincadeiras menos consistentes e mais livres de regras ou normas; - são atividades que não visam àcompetição como objetivo principal, mas a realização de uma tarefa de forma prazerosa; - existe sempre a presença de motivação para atingir os objetivos.
Desde os filósofos gregos que se utiliza esse expediente para ajudar os aprendizes. Assim, brincadeiras e jogos podem e devem ser utilizados como uma ferramenta importante de educação. Frequentemente, as atividades lúdicas também ajudam a...
tracking img