Modelando software por uml

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Easy PDF Copyright © 1998,2004 Visage Software This document was created with FREE version of Easy PDF.Please visit http://www.visagesoft.com for more details

Proposta de Tutorial Prático (8 Horas) Título: Modelando Software por Meio da UML
Gilleanes Thorwald Araujo Guedes–– Departamento de Sistemas de Informação – Faculdade do Sul de Mato Grosso (FACSUL) – Centro de Ensino Superior deRondonópolis (CESUR) Rua Ary Coelho, 822 – 78705-010 – Rondonópolis – MT – Brasil
gtag@cesur.br

Resumo: Este tutorial tem por objetivo demonstrar como modelar software por meio da UML (Unified Modeling Language). Primeiramente o tutorial irá introduzir os objetivos da linguagem e abordará rapidamente a infraestrutura da linguagem, enfatizando o uso de perfis. Em seguida, o tutorial fará uma revisãosobre o Paradigma de Orientação a Objetos, cujo conhecimento e domínio é imprescindível para quem deseja modelar software por meio da UML. Finalmente o tutorial abordará a superestrutura da linguagem, foco principal do mesmo, onde será ensinado o uso dos diversos diagramas que compõem a linguagem, detalhando sua estrutura, componentes e exemplificando problemas já modelados. Após a apresentação dosdiagramas mais importantes, serão sugeridos exercícios, que permitam aos alunos consolidar os conhecimentos adquiridos. Não será possível exercitar todos os diagramas devido ao tempo não ser suficiente, no entanto, todos os diagramas serão apresentados e exemplificados, embora os diagramas menos importantes tenham que ser vistos muito rapidamente.

1. Introdução
A UML (Unified ModelingLanguage ou Linguagem de Modelagem Unificada) é uma linguagem visual utilizada para modelar sistemas computacionais por meio do paradigma de Orientação a Objeto. Essa linguagem tornou-se, nos últimos anos, a linguagem padrão de modelagem de software adotada internacionalmente pela indústria de Engenharia de Software. Deve ficar bem claro, no entanto, que a UML não é uma linguagem de programação e sim umalinguagem de modelagem, cujo objetivo é auxiliar os engenheiros de software a definir as características do software, tais como seus requisitos, seu comportamento, sua estrutura lógica, a dinâmica de seus processos e até mesmo suas necessidades físicas em relação ao equipamento sobre o qual o sistema deverá ser implantado. Todas essas características são definidas por meio da UML antes dosoftware começar a ser realmente desenvolvido.

Easy PDF Copyright © 1998,2004 Visage Software This document was created with FREE version of Easy PDF.Please visit http://www.visagesoft.com for more details

2. Justificativa
Conforme já foi detalhado na introdução, a UML tornou-se a linguagem padrão adotada internacionalmente pela indústria de Engenharia de Software, sendo, portanto, seuconhecimento imprescindível para os profissionais que desejem atuar nesta área.

3. Objetivos Gerais
Fornecer ao aluno conhecimentos a respeito da UML, de forma a que este seja capaz de modelar software por meio desta linguagem.

4. Objetivos Específicos
    Introduzir a tecnologia UML; Revisar o Paradigma de Orientação a Objetos; Apresentar a infraestrutura da linguagem UML; Apresentar asuperstrutura da linguagem UML, detalhando e exemplificando seus diversos diagramas.

15. Público Alvo
2Este mini-curso é direcionado principalmente a alunos que tenham cursado ou estejam cursando disciplinas como Engenharia de Software e afins, podendo ser realizado também por professores da área de computação e por profissionais formados na área que atuem como engenheiros ou desenvolvedores deSoftware.

36. Duração e Metodologia
4O mini-curso terá duração de 8 horas, apresentando um pequeno módulo teórico, de cerca de uma hora, onde será feita uma introdução à linguagem UML, passando-se para a descrição da infraestrutura da linguagem, enfatizando-se o uso de perfis, e, finalmente, realizando-se uma rápida revisão sobre o Paradigma de Orientação a Objetos. Após a apresentação do módulo...
tracking img