Modelagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 141 (35247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE FÍSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA AMBIENTAL

AVALIAÇÃO E MODELAGEM DA QUALIDADE DA ÁGUA DA BACIA DO RIO COXIPÓ, NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ - MT

ALEXANDRA NATALINA DE OLIVEIRA SILVINO

Orientador: Prof. Dr. ALEXANDRE SILVEIRA

Cuiabá, MT, Julho de 2008

ii

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE FÍSICA PROGRAMA DEPÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA AMBIENTAL

AVALIAÇÃO E MODELAGEM DA QUALIDADE DA ÁGUA DA BACIA DO RIO COXIPÓ, NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ - MT

ALEXANDRA NATALINA DE OLIVEIRA SILVINO
Dissertação apresentada ao programa de Pós-graduação em Física e Meio Ambiente da Universidade Federal de Mato Grosso, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Física e Meio Ambiente.

Orientador: Prof. Dr.ALEXANDRE SILVEIRA

Cuiabá, MT, Julho de 2008

ii

Silvino, Alexandra Natalina de Oliveira. S587a Avaliação e modelagem da qualidade da água da bacia do Rio Coxipó, no município de Cuiabá-MT.../..Alexandra Natalina de Oliveira Silvino. Cuiabá, MT 2008 / Instituto de Física xxvii, 145 f. : il. (algumas color.) ; 30 cm. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Mato Grosso. Instituto deFísica. Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental 2008. Orientador: Alexandre Silveira. Bibliografia: p. 134-144. 1. Análise de qualidade da água. 2. Modelagem de qualidade da água. 3. Índice de qualidade da água. 4. Qual2K. 5. Poluição da água. 6. Recursos hídricos. 7. Rio Coxipó. I. Título. CDU 543.3(817.2)

ii

iii

A minha Família!

iv

AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente aDeus pela força recebida durante o

desenvolvimento desse trabalho, assim como a minha família que compreendeu minha ausência, em especial Aparecida de Oliveira Silvino minha mãe, Adilto José Silvino meu pai, Adélia de Oliveira Silvino, minha irmã e meu noivo Silvano Pereira de Oliveira, assim como meus amigos, em especial, Adriana Queiroz do Nascimento, Aldecy de Almeida Campos, Nely AssunçãoSilva, Édina Cristina R. F. Alves, entre tantos outros não menos importantes. Aos bolsistas e técnicos pelo empenho na realização das análises laboratoriais e de campo, e aos colegas de curso que me ajudaram no decorrer do curso. Ao Prof. Dr. José de Souza Nogueira, pelo empenho na implementação do mestrado e doutorado em Física Ambiental. Aos professores do Programa de Mestrado em FísicaAmbiental da Universidade Federal de Mato Grosso, pela dedicação no ensino e pesquisa. Ao professor Dr. Alexandre Silveira pela orientação e bom humor. Aos professores Msc. José Manoel de Almeida Filho e Dr. Luiz Airton Gomes pelo apoio recebido. À banca examinadora pela contribuição para a melhoria desse trabalho. Ao CNPq pelo auxílio financeiro.

v

Esta dissertação faz parte dos requisitos paraobtenção do título de Mestre em Física e Meio Ambiente, do Programa de Pós-Graduação em Física e Meio Ambiente e é parte do projeto de pesquisa 500164/2006-1, denominado “Monitoramento da Quantidade e da Qualidade da Água na Bacia do Rio Coxipó (Cuiabá-MT) e Implementação da Gestão Participativa dos Recursos Hídricos”, coordenado e executado pelo Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental(DESA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico – CNPq.

vi

RESUMO SILVINO, A. N. O. Avaliação e modelagem da qualidade da água da bacia do rio Coxipó, no município de Cuiabá - MT. Cuiabá, 2008. 145 p. Dissertação (Mestrado em Física e Meio Ambiente) – Instituto de Física, Universidade Federal de Mato Grosso. A bacia do rioCoxipó está inserida na bacia do Paraguai, na sub bacia do alto Cuiabá, importante afluente do pantanal mato-grossense. A bacia está na área de dois municípios, Cuiabá e Chapada dos Guimarães, onde seus recursos hídricos são utilizados para a recreação, uso industrial e abastecimento público, representando o rio mais importante da bacia do rio Cuiabá. Pela importância do manancial para a região,...
tracking img