Modelagem de negocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – INTRODUÇÃO

Modelagem de negócio é uma abstração voltada à realidade dos programadores. Também pode ser definida como uma coleção de atividades que usam N tipos de entrada e criam uma saída que seja de valor para o cliente.
Finalidade
As finalidades da modelagem de negócios são:
* Entender a estrutura e a dinâmica da organização na qual um sistema deve ser implantado (aorganização-alvo).

* Entender os problemas atuais da organização-alvo e identificar as possibilidades de melhoria.

* Assegurar que os clientes, usuários e desenvolvedores tenham um entendimento comum da organização-alvo.

* Derivar os requisitos de sistema necessários para sustentar a organização-alvo.
Para atingir essas metas, a disciplina de modelagem de negócios descreve como desenvolveruma visão da nova organização-alvo e, com base nesta visão, definir os processos, os papéis e as responsabilidades dessa organização em um modelo de casos de uso de negócios e em um modelo de objetos de negócios.
Complementando esses modelos, são desenvolvidos os seguintes artefatos:
* Especificação Suplementar de Negócios

* Glossário

Relação com Outras Disciplinas
A disciplina demodelagem de negócios está relacionada a outras disciplinas, como segue:
* A disciplina Requisitos utiliza modelos de negócios como um importante subsídio para entender os requisitos do sistema.

* A disciplina Análise e Design utiliza entidades de negócios como subsídio para identificar classes de entidade no modelo de design.
* A disciplina Ambiente desenvolve e mantém artefatos desuporte, como o Guia de Modelagem de Negócios.

2 – METODOLOGIA

Arquitetura de Negócios
A arquitetura de negócios é um conjunto organizado de elementos com relacionamentos transparentes uns com os outros que, juntos, formam um todo definido pela correspondente funcionalidade. Os elementos representam a estrutura organizacional e comportamental de um negócio “sistema” e mostra abstrações dosprincipais processos e estruturas do negócio. NDL97, ERI00
Da mesma forma que é definida a arquitetura de software pode-se falar sobre visões de arquitetura do negócio. Cada visão contém um subconjunto significativo em termos de arquitetura do que seria uma definição completa. Um conjunto de visões pode ser:
* Visão de processos de negócios - inclui e resumem os principais processos denegócios do negócio, aqueles que representam o motivo da existência do negócio. 

* Visão da estrutura organizacional - resume os principais papéis e responsabilidades do negócio, bem como seu agrupamento. 
* Visão cultural - expressa uma visão da cultura da organização e define os mecanismos existentes para promover essa cultura. 

* Visão dos aspectos de recursos humanos - analisa osmecanismos existentes para manter e desenvolver as habilidades de sua equipe. 

* Visão de domínio (opcional) - para organizações que lidam com um conjunto complexo de informações, geralmente é útil definir mecanismos e padrões fundamentais a serem aplicados a essas estruturas de informação. Em casos mais simples, isso já pode estar claro na visão da estrutura organizacional. 

Custo Baseado emAtividades

O custo baseado em atividades (ABC) é uma metodologia que avalia o custo e o desempenho de atividades, recursos e objetos de custo. Os recursos são atribuídos a atividades; em seguida, as atividades são atribuídas a objetos de custo com base no seu uso. O custo baseado em atividades reconhece os relacionamentos de causa dos responsáveis pelos custos das atividades (PLR99).

Ocusto baseado em atividades está relacionado a: 
* Avaliar o desempenho do processo de negócios, atividade por atividade.
* Estimar o custo de saídas do processo de negócios com base no custo dos recursos utilizados na elaboração do produto.
* Identificar oportunidades para melhorar a eficiência e a eficácia do processo. Os custos das atividades são utilizados como uma avaliação...
tracking img