Modelagem ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

AVALIAÇÃO PARAMÉTRICA DO SOFTWARE FOOTPRINT 1.0 PARA A MODELAGEM DE UMA PLUMA DE CONTAMINAÇÃO CONSTITUÍDA POR GASOLINA E ETANOL EM SOLO

Junho, 2012.
LISTA DE FIGURAS

Figura 1. Modelo conceitual utilizado no programa FOOTPRINT. Fonte: USEPA (2008). 6
Figura 2. Janela de entrada de dadosbásicos do programa FOOTPRINT. 9
Figura 3. Gráfico de concentração de benzeno em função da distância da fonte, para a simulação 1. 16
Figura 4. Gráfico de concentração de benzeno em função da distância da fonte, para a simulação 2. 16
Figura 5. Gráfico de concentração de benzeno em função da distância da fonte, para a simulação 3. 17
Figura 6. Gráfico de concentração de benzeno em funçãoda distância da fonte, para a simulação 4. 17
Figura 7. Pluma de contaminação para a simulação 1. 18
Figura 8. Pluma de contaminação para a simulação 2. 19
Figura 9. Pluma de contaminação para a simulação 3. 19
Figura 10. Pluma de contaminação para a simulação 4. 20

ÍNDICE

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 Modelo FOOTPRINT 1.0 5
2.1.1 Modelo Conceitual Utilizado peloPrograma FOOTPRINT 6
2.1.2 Passos da Simulação do Modelo 8
2.1.3 Parâmetros de Entrada 8
2.1.4 Dados de Saída 12
2.2 Execução das Simulações 13
2.3 Resultados e Discussão 14
3 CONCLUSÃO 21
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22

INTRODUÇÃO

Parte essencial da manutenção da vida é o acesso à água. Nesse contexto a qualidade das águas superficiais e subterrâneas tem grandeimportância no abastecimento público de água. Contudo, as fontes de água têm sido contaminadas frequentemente devido a problemas decorrentes de vazamentos, derrames e acidentes durante a exploração, refinamento, transporte e operações de armazenamento do petróleo e seus derivados.
Grande parte desses vazamentos se deve a danos em tanques de armazenamento de postos de gasolina. No Brasil existem,aproximadamente, 27.000 postos de gasolina (PETROBRÁS, 1995), dos quais a grande maioria surgiu na década de 70, quando houve um grande aumento do número de postos no país. Como a vida útil dos tanques de armazenamento, está próxima do final, pode-se esperar um aumento da ocorrência de vazamentos nos postos do país (CORSEUIL e MARTINS, 1997).
Dessa forma, entender como o contaminante se comporta no solo eem aquíferos, além dos seus impactos no meio é uma tarefa de extrema relevância para tentar mitigar e prevenir os danos causados.
Pensando nisso a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos desenvolveu um programa capaz de modelar o transporte de contaminantes em aquíferos e águas subterrâneas em geral, denominado de FOOTPRINT.
Esse programa se baseia no modelo de Domenico (1987) e permitea modelagem de plumas de contaminação provenientes de derramamentos de gasolina e que contenham compostos BTEX. Além disso, o modelo implementado pelo programa considera o impacto do etanol na inibição da biodegradação desses compostos, o que o torna extremamente útil para o caso do Brasil, no qual toda a gasolina comercializada contém etanol na sua composição.
Assim, esse trabalho tem comoobjetivo realizar uma análise paramétrica do programa FOOTPRINT, visando obter uma maior compreensão do programa, assim como do comportamento de uma pluma de gasolina contendo etanol em um fluxo de água subterrânea.

DESENVOLVIMENTO

Modelo FOOTPRINT 1.0

O programa FOOTPRINT 1.0 é um programa de fácil operação utilizado para a realização de estimativas do comprimento e área superficial de umapluma de contaminação de benzeno, tolueno, etilbenzeno, e xileno (BTEX), proveniente de derramamentos de gasolina, contendo etanol. Esse programa foi desenvolvido pela USEPA – US Environmental Protection Agency e publicado em Junho de 2008 na sua versão atual 1.0.
Esse programa tem como objetivo principal estimar o incremento na área superficial de uma pluma de contaminação de compostos BTEX...
tracking img