Esse trabalho busca definir de forma resumida, porém clara, a definição de alguns institutos, quais sejam: Eutanásia,Ortotanásia ,Distanásia ,Mistanásia, Suicídio assistido e , por fim, falar um pouco sobre o direito de recusa de tratamento.
Alémde serem diversos os posicionamentos a respeito da eutanásia, também são variados os significados que os autores dão a esta expressão e a termos a ela correlatos. Para uma abordagem jurídica do tema, é necessária a delimitação dos conceitos deeutanásia verdadeira, distanásia, ortotanásia e auxílio ao suicídio.

O primeiro sentido de euthanatos faz referência a facilitar o processo de morte, sem, entretanto, interferência neste. Na verdade, conforme o sentido originário daexpressão, seriam medidas eutanásicas não a morte, mas os cuidados paliativos do sofrimento, como acompanhamento psicológico do doente e outros meios de controle da dor. Também seria uma medida eutanásica a interrupção de tratamentos inúteis ou queprolongassem a agonia. Ou seja: a eutanásia não visaria à morte, mas a deixar que esta ocorra da forma menos dolorosa possível. A intenção da eutanásia, em sua origem, não era causar a morte, mesmo que fosse para fazer cessar os sofrimentos da pessoa doente.            Atualmente, porém, tem se falado de eutanásia como uma morte provocada por sentimento de piedade à pessoa que sofre. Ao invés de deixar a morte acontecer, a eutanásia, no sentido atual, age sobre a morte, antecipando-a. O conceito foimodificado e tem causado muita confusão.
            Utilizando a concepção atual da expressão, admite-se que só se pode falar em eutanásia quando ocorre a morte movida por piedade, por compaixão em relação ao doente. A eutanásia verdadeira é a morteprovocada em paciente vítima de forte sofrimento e doença incurável, motivada por compaixão. Se a doença não for incurável, afasta-se a eutanásia. Diante do Código Penal brasileiro, o que acabamos de chamar de eutanásia pode atualmente [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 11). Modalidades de eutanásia. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Modalidades-De-Eutan%C3%A1sia/44403196.html

MLA

"Modalidades de eutanásia" TrabalhosFeitos.com. 11 2013. 2013. 11 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Modalidades-De-Eutan%C3%A1sia/44403196.html>.

MLA 7

"Modalidades de eutanásia." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2013. Web. 11 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Modalidades-De-Eutan%C3%A1sia/44403196.html>.

CHICAGO

"Modalidades de eutanásia." TrabalhosFeitos.com. 11, 2013. Acessado 11, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Modalidades-De-Eutan%C3%A1sia/44403196.html.