Modalidade de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Modalidade de aprendizagem: uma contribuição para a ampliação do conceito
 
Modality of learning: a contribution to the enlargement of the concept
 
 
Regina Orgler Sordi
Psicóloga; Doutora em Psicologia da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Professora do Instituto de Psicologia da UFRGS
Correspondência
 
 

RESUMO
O conceito de modalidades deaprendizagem é uma das pedras angulares da teoria psicopedagógica clínica por permitir descrever e compreender a forma pessoal com que cada sujeito acerca-se e relaciona-se ao objeto de conhecimento. Este artigo pretende, à luz das contribuições seminais de Sara Paín e Alicia Fernández, bem como, contribuições de autores da filosofia e psicanálise que têm se dedicado ao estudo do pensamento em sua potênciaestética, ampliar o conceito de modalidades de aprendizagem. Introduz o conceito de recepção, relacionado à dimensão estética do pensamento, o qual, associado aos mecanismos assimilativo e acomodativo, formam uma tríade capaz de incluir, para além dos aspectos recognitivos da aprendizagem, sua dimensão inventiva e problematizadora.
Unitermos: Aprendizagem. Modalidades de aprendizagem. Mecanismosassimilativo/acomodativo.

SUMMARY
Modalities of learning is one of the keystone concepts of the clinical psycho-pedagogic theory which allows to describe and understand the personal way in which one approaches and relates to the object of knowledge. This article intends, enlightened by the seminal contributions of Sara Paín and Alícia Fernández, as well as, authors from philosophy andpsychoanalysis who have been dedicated to the study of thought in its aesthetic potency, to enlarge the concept of modalities of learning. It introduces the concept of reception which is related to the aesthetic dimension of thought which, in association to the concepts of assimilation and accommodation, form a triad able to include, more than the recognitive aspects of learning, its inventive andproblematical dimension.
Key words: Modalities of learning. Assimilation/accommodation mechanisms. Learning.

 
 
INTRODUÇÃO
O estudo sobre a aprendizagem humana, do ponto de vista das significações do aprender, foi fortemente influenciado pelas seminais contribuições de Paín1 e Fernández2. A partir de seus desenvolvimentos, não apenas compreendeu-se melhor a indissociabilidade entre as dimensõesconscientes e inconscientes do pensamento, como também, inaugurou-se uma nova disciplina - a Psicopedagogia Clínica - que desenvolveu uma concepção mais complexa do sujeito da aprendizagem. Este último não se limita ao aluno, mas ao sujeito aprendente, aquele que, a partir do vínculo com o outro humano, torna-se capaz de se reconhecer ativo em sua história e de se responsabilizar pela autoria deseu pensamento.
Ao longo de sua obra, Fernández3 chega a reconhecer que vários conceitos serviram como ferramentas importantes e até fundamentais para o desenvolvimento de suas idéias. Reconheceu que um conceito, porém, mereceu atenção especial por parte dos estudiosos de sua obra, bem como, daqueles profissionais que, em suas práticas pedagógicas e/ou psicopedagógicas, ocuparam-se de estudá-lo emelhor compreende-lo. Trata-se do conceito de ''modalidade de aprendizagem". De um único capítulo dirigido ao mesmo, em sua primeira obra2; escreve um novo livro3; no qual dedica, pelo menos, dez de seus dezesseis capítulos a este tema. Entretanto, a autora deixa uma questão para ser melhor estudada e discutida.
Num olhar retrospectivo, a primeira pessoa a introduzir o termo "modalidade", parareferir-se à aprendizagem, foi Sara Paín. Baseando-se nas hipóteses piagetinas, desenvolve um modelo de construção de diagnóstico psicopedagógico, para o qual inclui a necessidade de se conhecer a "modalidade do processo assimilativo-acomodativo". Fernández2,3 retomará o conceito de "modalidade", porém, não mais circuns-crevendo apenas ao pocesso assimilativo-acomodativo, tal como preconizado por...
tracking img