Modalidade 1datahora 10 11 2014 20 01 30 Idinscrito 2780 9eb8f4e3bbaeb459c3629da8346568d2

3270 palavras 14 páginas
JOGOS EDUCATIVOS NA DISLEXIA

RAFAELA CORREIA DOS SANTOS
CRISÓSTOMO ANTÔNIO DOS SANTOS
MÁRCIA MONTEIRO DA SILVA
WILÁVIA FERREIRA ALVES
LIVÂNIA BELTRÃO (ORIENTADORA)
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

RESUMO
O objetivo deste artigo é discutir causas e diagnóstico da dislexia, como também a importância do lúdico para o desenvolvimento de crianças com este transtorno de aprendizagem, não podendo esquecer o papel mediador do professor na prática pedagógica onde o lúdico está inserido, fazendo com que o indivíduo tenha um bom desenvolvimento em todos os aspectos. Discorremos ainda sobre a importância da informática para o trabalho com crianças com dislexia, no que se refere aos jogos educativos. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, verificando que é fundamental compreender: o que é Dislexia? Como diagnosticar? E o tratamento?
Compreender também a atividade lúdica para usá-la como recurso pedagógico, como a informática pode ajudar nesse desenvolvimento? A dislexia é um dos vários distúrbios de aprendizagem relacionados à leitura e à escrita que deve ser diagnosticado por uma equipe multidisciplinar. O jogo é utilizado pela escola como um recurso muito eficaz para a realização de atividades com fins educativos, inclusive com crianças com dislexia. Kishimoto(1998) acrescenta que o jogo foi incluído no sistema educativo como um suporte da atividade didática, visando à aquisição de espaço definitivo na educação.
A tecnologia também ajuda muito o disléxico, A informática é um processo valioso na construção das funções cognitivas, perceptivas e emocionais das crianças com dislexia, é através desse conhecimento que o professor poderá intervir de maneira efetiva no processo de aquisição de conhecimento e na busca de novos métodos que atendam às reais necessidades de seus alunos com dificuldades de aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVES: Dislexia, Lúdico, informática.

ABSTRACT

The aimof this paperisto discuss the causes and diagnosis of dyslexia, as well the
importance

Relacionados