Modal maritimo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão de Logística Internacional





Prof. Nelson Ludovico















Aluna : Renata Gomes Scian Perasso


COMEX Campinas - 20












 INTRODUÇÃO


Dentre os meios de transportes, o modal maritimo é o mais antigo dentre os outros modais.No entanto, após longos anos seu desenvolvimento foi acontecendo aos poucos, resultando de grandes inovaçõesno campo tecnológico, as quais resultaram em grandes resultados e evoluções. Dentre as mudanças, podemos destacar a melhora em relação à capacidade de carga permitida a ser transportada nos navios, além da criação de novas embarcações específicas, e especializadas para determinados tipos de carga. Hoje esse modal é de grande importancia e tem predominado sobre todos os demais modais . Tal fato éresultado da maior capacidade de transporte de carga nos navios, e de importante resultado na economia .Na atualidade, os portos de maior destaque possuem uma moderna e infraestrutura, que envolve modernos maquinários e centros de armazenagem.
















T ransporte Marítimo no Brasil e a sua Importancia.

O Modal Maritimo é um dos modais mais importantes para a logística noBrasil. Uma das principais vantagens é por ser um meio economico de transportar mercadorias entre pontos distantes geograficamente com uma alta capacidade de volume e com custo viável , hoje o setor movimenta milhões de toneladas ao ano.
Hoje está sendo feito constantes investimentos para otimizar e modernizar este sistema que hoje é um dos principais modais procurados pela industria Brasileira. Hoje no Brasil temos vários Portos com boa capacidade, com destaque para os de Santos (SP), Itajaí (SC), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Paranaguá (PR) e Vitória (ES) entre outros. Existem ainda duas hidrovias para o transporte fluvial no interior do Brasil e com os países vizinhos do sul e sudeste (as hidrovias Paraná-Paraguai e Tietê-Paraná).

Muitos postos de trabalho serão criadoscom a ampliação da indústria naval, com o aumento nas empresas de transporte, com os novos postos de fiscalização e controle, com novos fornecedores, com a ampliação de mão-de-obra nos portos.
O modal maritimo é fundamental para promover e integrar o país interna e externamente. Modernizando e se adequando às exigências de um mundo globalizado, o transporte marítimo pode diminuir distânciasinternas e ser decisivo na consolidação do Mercosul, além de aumentar o comércio com os demais continentes.

Transporte de Cargas em Containers
Os containers surgiram para facilitar o transporte de todo tipo de mercadoria, como minérios, grãos agrícolas, petróleo e seus derivados. Algumas cargas gerais, no entanto, não se podem embarcar em containers, como é o caso de veículos montados, queembarcam e desembarcam com sua própria propulsa, no Navio conhecido como Ro-Ro. Entretanto, uma grande quantidade de bens é passível de acondicionamento em containers, visando facilitar seu transporte. A proporção das mercadorias transportadas por meio de containers tem crescido continuamente, e produtos como arroz e café, que eram embarcados com granéis, estão sendo acondicionados em containers. Aoferta de serviços de transporte marítimo de containers tornou-se progressivamente concentrada, devido à necessidade de vultosos gastos de capital em grandes navios porta containers, e as empresas de navegação expandiram sua atuação do trecho marítimo do transporte para os trechos terrestres, oferecendo serviços logísticos porta a porta.
O container, hoje é visto não só em todos os portos eadjacências, mas também em caminhões, nas estradas e em longas fileiras de vagões em ferrovias.

Principais Portos
No mundo todo existem por volta de mais de 2000 portos. No ranking dos maiores portos do mundo, os de Xangai e Ningbo-Zhoushan são considerados os principais em número de movimentação de contêineres e em volume de cargas. Singapura, situado entre a Malásia e a Indonésia, tem seu porto...
tracking img