Modal marítimo

Páginas: 13 (3092 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
CAMPUS RIO PARANAÍBA
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

MODAL MARÍTIMO

Bárbara Palmas – 682
Bianca Miranda Fonseca – 696
Ellen Martins Xavier – 706
Priscila Mendonça Siqueira – 693
Wender Henrique de Sousa Silva – 699

Rio Paranaíba
Outubro de 2011
1. Introdução
Dentre os meios de transportes, o mais antigo é o transporte marítimo, pois éutilizado desde a Antiguidade. No entanto, seu incremento aconteceu efetivamente após o término da Primeira Guerra, resultada de grandes inovações no campo tecnológico, as quais resultaram em significativaas evoluções. Dentre as mudanças, podemos destacar a melhora em relação à capacidade de carga a ser transportada nos navios, além da criação de embarcações específicas, especializadas notransporte de determinado tipo de carga.
O transporte marítimo é a atividade que se limita à movimentação de cargas entre diferentes portos e regiões do mundo através das vias marítimas, utilizando navios de diferentes tipos e dimensões. Ao longo dos séculos esse meio de transporte foi evoluindo mantendo-se sempre como a melhor opção no transporte de mercadorias, pois ele permite a integração com outrasmodalidades, otimizando o transporte global e o funcionamento de complexas cadeias logísticas.
É muito utilizado, já que possui um custo baixo, podendo ser até 3 vezes menor que o ferroviário e 8 vezes menor que rodoviário. Sendo assim este meio de transporte tem um papel importante para o comércio interno e externo, já que proporciona a oferta de produtos com preços competitivos.
O transportehidroviário marítimo representa o principal meio de escoamento de produtos do território nacional para outros países, respondendo assim por mais de 90% do transporte internacional e contribuindo com o desenvolvimento nacional, fomentando a produção agorpecuária e industrial e a geração de empregos e renda à população.
A eficiência das práticas gerenciais e a presença de navios modernos e comgrande capacidade de escoamento de cargas são essenciais para a intensificação das interações espaciais, redução de custos de transporte, garantir maior segurança e mobilidade, diminuir as perdas e danos nas mercadorias e assegurar o menor tempo de entrega dos bens aos consumidores, entre outros.
2. Transporte Marítimo no Brasil
No Brasil o setor hidroviário marítimo contribui com odesenvolvimento nacional, o fomento da produção agropecuária e industrial e a geração de empregos e rendas à população.
Como em outros países, esse modal representa o principal meio de escoamento de produtos do território brasileiro para outros países. De acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), do ponto de vista de quantidades exportadas em 2010, a via marítima transportou99%, já do ponto de vista dos valores, o modal marítimo enviou 85%. Na análise das importações brasileiras, dados da ANTAQ, o modal marítimo também ficou na liderança de utilização, com um percentual de 90% das quantidades importadas e 73% dos valores importados, vê-se portanto, que a influência do modal marítimo é maior nas exportações em relação às importações brasileiras.
Apesar do grande númerode exportações, tem-se um predomínio da venda de bens de baixo valor agregado, em comparação àqueles que possuem maior valor e alta tecnologia, sendo um empecilho à intensificação do efeito multiplicador interno.
3. Características
3.1- Vantagens
* Maior capacidade de carga;
* Carrega qualquer tipo de carga;
* Menor custo de transporte;
* Economia de combustível.
3.2-Desvantagens
* Necessidade de transbordo nos portos;
* Distâncias dos centros de produção;
* Maior exigência de embalagens;
* Menor flexibilidade nos serviços aliados a frequentes congestionamentos nos portos;
* Meio de transporte lento.

4. Multimodalidade e Intermodalidade

A multimodalidade pode ser definida como a integração entre modais, com o uso vários equipamentos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • modal maritimo
  • Modal maritimo
  • Modal maritimo
  • MODAL MARÍTIMO
  • modal maritimo
  • Modal Maritimo
  • Modal Marítimo
  • MODAL MARÍTIMO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!