Modal fluvial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1973 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Logística
2012.1
2012.1
Faculdades Integradas Da Vitória de Santo Antão

20/03/2012

Alunos : Adélio Ramos
Emmerson Soares
Fernando Rodrigues
Roberto Salvador
Robson Santana
Professor : Rafael
Turma : Logística - 1° Período
Data : 20 de Março de 2012

Modal Hidroviário FluvialHistória do barco
Barco é um artefato construído por um ser humano, capaz de flutuar e se deslocar sobre a água.
Desde os tempos mais remotos, os barcos têm sido usado para transporte de curta distância. Evidências circunstanciais, como um primitivo acampamento da Austrália de mais de 40 mil anos, e descobertas em Creta datadas de 130 mil anos sugerem que barcos têm sido usados desde a Antiguidade.Considera-se que os primeiros barcos tenham sido as canoas de tronco.Os mais antigos barcos descobertos por escavações arqueológicas são canoas de tronco de 7.000 – 10.000 anos atrás.
Bacias hidrográficas brasileiras
Apesar do potencial de navegação das bacias hidrográficas do Brasil, o transporte fluvial responde por apenas 13% da matriz de transporte do país. As hidrovias sãobastante utilizadas para o deslocamento interno de mercadorias no Japão e nos Estados Unidos da América (EUA).
As principais bacias nacionais são:
* Bacia Amazônica;
* Bacia Araguaia – Tocantins;
* Bacia do Nordeste;
* Bacia do São Francisco;
* Bacia do Paraná;
* Bacia do Uruguai;
Tipos de Embarcação
Neste tipo de transporte osequipamentos utilizados são as balsas, chatas, barcaças, pequenos barcos, bem como navios de médio e grande porte, sempre dependendo das finalidades a que se destina. Também deve ser considerada a capacidade da hidrovia, principalmente quanto ao calado (profundidade a que se encontra o ponto mais baixo de uma embarcação), já que é comum os rios terem pequena profundidade, podendo ser de até 1,5 ou 2metros.
No transporte fluvial é freqüente a utilização de comboios, formados por diversas barcaças, chatas ou balsas, cuja tração é dada por um empurrador. Ele será tanto mais viável quanto mais elevadas forem as capacidades de carga dos comboios.
Cada comboio pode significar o transporte de milhares de toneladas de mercadorias, pois cada barcaça pode transportar 500,1.000, 1.500 toneladas de carga.
Complexo Fluvial Amazônico
O complexo amazônico constitui-se numa importante via fluvial, cuja navegação é realizada em todos os seus rios, em maior ou menor grau. O Rio Amazonas proporciona a possibilidade de navegação de longo curso o ano todo, porém, nem sempre com navios de maior calado. O seu calado pode variar de 11 a 8 metros, este, nos últimos mesesdo ano. Os seus demais rios apresentam profundidade bastante variada, podendo ir de 8 a 1,20 metros.
A navegação também é realizada na modalidade internacional, sendo que Brasil e Colômbia são ligados pelos Rios Iça, no Brasil, e Putumayo, na Colômbia, comportando navios com 3,70 a 6 metros de calado. Há também a ligação realizada pelos Rios Japurá, no Brasil e Caquetá, na Colômbia, tendo umaprofundidade variável de 2,10 a 4,30 metros. Brasil e Peru são unidos pelos Rios Solimões, no Brasil e Marafton, no Peru, cuja profundidade é variável entre 4,30 e 7 metros.
  A navegação na bacia amazônica tem características bastante peculiares, pois enquanto o Rio Amazonas apresenta condições de navegabilidade excepcionais, os seus demais rios sofrem alterações em face do assoreamento.Vantagens e Desvantagens
* MAIOR
* Eficiência energética
* Capacidade de concentração
* de cargas
* Vida útil da infra estrutura
* Vida útil dos equipamentos e veículos
Segurança da carga
* MENOR
* Consumo de combustível
* Emissão de poluentes (alterações
* climáticas e efeito estufa)
* Congestionamento de tráfego
* Custo da infraestrutura...
tracking img