Modal dutoviario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Pós-Graduação em Logística Empresarial


Logística: Transporte Dutoviário


CARLOS JOSÉ SILVESTRE FERREIRA
DAVI GOMES
ERICA DA SILVA BRANDE
ANA BEATRIZ FRAGA PESTANA





Rio de Janeiro
2012Artigo Científico apresentado como exigência final da disciplina Tecnologia e Sistema de Transporte à Universidade Estácio de Sá – Curso de .Pós-Graduação em Logística Empresrial.



Orientador: Prof. Roberto Tarantino







RESUMO: Este estudo discute, com base na revisão de literatura, a logística de transportes, com ênfase no modaldutoviário. Buscou-se inicialmente abordar os conceitos do modal dutoviário, sua síntese histórica, sua origem no Brasil. Foi realizado um estudo de caso enfocando a rede dutoviária brasileira controlada pela Petrobras. O estudo conclui que os dutos são fundamentais para o comercio de petróleo e seus derivados, onde o custo de transporte é o mais baixo dos modais e o seu uso pode ser interrupto (dia enoite). Hoje o sistema dutoviário pode não ser, ainda, o principal modal de transporte de derivados de petróleo, minérios e outros, contudo com o seu surgimento mostrou-se muito eficiente e confiável e de baixo custo. É hoje um modal que utiliza recursos tecnológicos de ultima geração sendo totalmente confiável. Pode-se atribuir a este modal o titulo de ecologicamente correto, onde o mesmo se integratotalmente com a natureza

1. INTRODUÇÃO
O transporte de carga é um importante alicerce da economia de um país e um setor determinante para as exportações, as quais causam importante impacto na produção e geração de empregos em diversos outros setores. No Brasil, cerca de 60% de toda produção é transportada pela malha rodoviária, as ferrovias são responsáveis por apenas 21% e o modoaquaviário por 14%. Os sistemas dutoviário, nosso objeto de estudo, e aéreo não alcançam 5% da produção.
Este trabalho aborda os principais aspectos sobre o modal de transporte dutoviário, apresentando conceitos, histórico de surgimento, características e tipos de dutos, bem como sua importância para o sistema de transporte no Brasil.
Modais de Transporte
Na escolha domeio mais adequado ao transporte, é necessário estudar todas as rotas possíveis, estudando os modais mais vantajosos em cada percurso. Deve-se levar em conta vários critérios, tais como: menor custo, capacidade de transporte, natureza da carga, versatilidade, segurança e rapidez. Diante do colocado, se observa algumas classificações para os transportes.
De acordo com a modalidade em:
•Terrestre: rodoviário, ferroviário e dutoviário;
• Aquaviário: marítimo e hidroviário;
• Aéreo.
Quanto à forma em:
• Modal ou Unimodal: envolve apenas uma modalidade;
• Intermodal: envolve mais de uma modalidade e para cada trecho-modal é realizado um contrato;
• Multimodal: envolve mais de uma modalidade, porém regido por um único contrato;
• Segmentados: envolve diversoscontratos para diversos modais;
• Sucessivos: quando a mercadoria, para alcançar o destino final, necessitar ser transportada para prosseguimento em veículo da mesma modalidade de transporte (regido por um único contrato).
Todas as modalidades têm suas vantagens e desvantagens, sendo, algumas adequadas para um determinado tipo de mercadorias e outras não.


O nosso objeto de estudovem abordar o transporte dutoviário dentre os modais logísticos existentes. A natureza de uma dutovia é singular se comparada aos outros modais de transporte. Os dutos operam 24 horas por dia, sete dias por semana. Esse modal, regra geral, é operado pelas empresas petrolíferas e petroquímicas de cada país, especialmente pelo fato de estas controlarem os processos industriais e comerciais do...
tracking img