Modal dutoviário

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Histórico do Transporte Dutoviário

Com o crescimento das cidades houve uma forte necessidade de uma infra-estrutura básica para a sobrevivência da população, euma delas era o contínuo abastecimento de água. O transporte dutoviário surgiu para suprir o abastecimento de água nos grandes centros urbanos. Desta forma, através dosaquedutos, a demanda era atendida para o consumo de água encanada.
Os aquedutos estão espalhados por toda parte do mundo; no Rio de Janeiro, o aqueduto da Carioca– Arcos da Lapa – foi construído em 1750 para fornecer água do Morro de Santa Tereza para o Chafariz da Carioca, e ligar o Morro de Santa Tereza ao Morro de SantoAntônio. São enormes arcadas duplas com 64m de altura e 270m de comprimento, que distribuíam as águas das nascentes do Rio Carioca.;
Com o passar do tempo e a descobertado petróleo, este modal passou a transportar também este mineral, de grande importância na economia mundial, na forma bruta entre os campos de extração e as estaçõesprocessadoras. Apareceram então, os chamados oleodutos. (FOGLIATTI, 2004).
Em 1865, no Estado da Pensilvânia – EUA ocorreu à primeira exploração comercial de um duto,que tinham duas polegadas de diâmetro e foram construídos em ferro fundido, ligando um campo de produção a uma estação de carregamento de vagões numa distância de 8km.
A partir da década de 30 nos Estados Unidos, iniciou-se, através dos oleodutos, o transporte dos produtos refinados para suprir as necessidades dos grandescentros consumidores.
Estes e outros acontecimentos contribuíram e promoveram o crescimento e aperfeiçoamento deste modo de transporte muito utilizado hoje em dia.
tracking img