Modal aereo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2851 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1-INTRODUÇÃO

É o tipo de modal totalmente diferente dos demais, com características próprias quanto às vias de tráfego, já que estas são aéreas no trânsito e terrestres nas operações de carga e descarga.
O transporte é realizado por empresas de navegação aérea, através de aeronaves de vários tipos e tamanhos.
Também tem a característica de transporte nacional e internacional. Otransporte nacional também é chamado de doméstico ou cabotagem. Pode ser utilizado praticamente para todas as cargas, embora com limitações em relação ao marítimo, quanto à quantidade.
Através da navegação aérea pode-se atingir qualquer ponto do planeta, em apenas algumas horas, sendo esta opção altamente interessante para cargas de alto valor ou de alta perecibilidade, esta podendo ser, inclusive,tecnológica, ou amostras que necessitem chegar rapidamente ao seu destino. O transporte aéreo no Brasil tende a crescer cada vez mais, seja ele de passageiros quanto de cargas. O próprio tamanho do país exige conquista de grandes distâncias para o deslocamento de pessoas e a distribuição de cargas, e o transporte aéreo consegue oferecer rapidez, segurança e capacidade para efetuar essesdeslocamentos.

2- MODAL AÉREO
 
O Modal aeroviário tem tido uma demanda crescente de usuários, embora o seu frete seja significativamente mais elevado que o correspondente rodoviário. Em compensação, seu deslocamento porta a porta pode ser bastante reduzido, abrindo um caminho para esta modalidade, principalmente no transporte de grandes distâncias. Este tipo de transporte é utilizado principalmentenos transportes de cargas de alto valor unitário (artigos eletrônicos, relógios, alta moda, etc) e perecíveis (flores, frutas nobres, medicamentos, etc). Como exemplos deste meio de transporte estão os aviões dedicados e aviões de linha.
Segundo Ballou (1993:129), no modo aéreo existem os serviços regulares, contratuais e próprios. O serviço aéreo é oferecido em algum dos sete tipos: linhas-troncodomésticas regulares, cargueiras (somente cargas), locais (principais rotas e centros menos populosos, passageiros e cargas), suplementares (charters, não tem programação regular), XXII Encontro Nacional de Engenharia de ProduçãoCuritiba – PR, 23 a 25 de outubro de 2002 ENEGEP 2002 ABEPRO 4 regionais (preenchem rotas abandonadas pelas domésticas, aviões menores), táxi aéreo (cargas e passageirosentre centros da cidade e grandes aeroportos) e internacionais (cargas e passageiros).
O transporte aeroviário é o que tem custo mais elevado em relação aos outros modais. Seu custo fixo é alto (aeronaves, manuseio e sistemas de carga), bem como seu custo variável, apresenta alto custo de combustível, mão-de-obra, manutenção, etc. As vantagens deste modo de transporte são a velocidadeelevada, distância alcançada, segurança (roubos, danos e extravios), redução de custo com estoque. Suas principais desvantagens são o custo de frete, tempos de coleta e entrega manuseio no solo e dimensões físicas dos porões de transporte dos aviões.
.

3 – TRANSPORTES AÉREOS

O transporte aéreo é aquele realizado através de aeronaves e pode ser dividido em Nacional e Internacional. Todas asaeronaves possuem estruturas para transporte de bagagens e/ou cargas. Esses compartimentos podem ser mistos (carga / passageiro) ou individuais, somente carga, somente passageiro.
Segundo Keedi (2004), o modal aéreo é rápido e adequado para mercadorias urgentes. É um meio de transporte considerado misto, já que pode transportar pessoas e cargas ao mesmo tempo. O modal aéreo que é um transporteadequado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes ou com urgência de entrega. O transporte aéreo possui algumas vantagens sobre os demais modais, pois é mais rápido, além de serem mais viável para remessas como bagagem, peças de reposição, produtos eletrônicos, mercadoria perecível, brindes, medicamentos, amostras, etc.
Para Vieira (2001), este modal também é vantajoso pelo fato...
tracking img