Modais de transporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRANSPORTE FERROVIARIO BRASILEIRO

A rede ferroviária brasileira possui 29.706 quilômetros de extensão (1121 eletrificados), espalhados por 22 estados brasileiros mais o Distrito Federal, divididos em 4 tipos de bitolas:
• Larga (irlandesa) - 1,600 m: 4.057 km
• Padrão (internacional) - 1,435 m: 202,4 km
• Métrica - 1,000 m: 23.489 km
• Mista - 1,600(1,435)/1,000m : 336 km
Também existembitolas de 0,600 e 0,762 m em trechos turísticos.
O país possui ligações ferroviárias com Argentina, Bolívia e Uruguai.
A malha ferroviária brasileira foi implantada com o objetivo de interligar vários estados do País, principalmente regiões próximas aos portos de Parati, Angra dos Reis e porto de Santos.
Chegou a possuir 34.207 km, porém crises econômicas e a falta de investimentos emmodernização, tanto por parte da iniciativa privada como do poder público, aliados ao crescimento do transporte rodoviário fizeram com que parte da rede fosse erradicada.
A implantação das primeiras ferrovias no país foi estimulada por capitais privados nacionais e estrangeiros (principalmente inglês) que almejavam um sistema de transporte capaz de levar (de maneira segura e econômica) aos crescentescentros urbanos e portos do país toda a produção agrícola e de minério produzida principalmente no interior brasileiro.
O governo brasileiro também participou da expansão ferroviária, ora iniciando empreendimentos visando a integração do território nacional através desse meio de transporte ora encampando companhias privadas falidas para impedir o colapso econômico de regiões dependentes desse meiode transporte.
Por operar unidades (os trens) de maior capacidade de carga, o transporte ferroviário é basicamente mais eficiente em termos de consumo de combustível e de outros custos operacionais diretos. Mas, por outro lado, os custos fixos de uma ferrovia são altos: conservação de via permanente, operação dos terminais de carga e descarga, operação das estações, alimentações de energia no casode via eletrificada etc.
Outra especificidade do transporte ferroviário esta relacionada com as características de manuseio da carga e com os volumes transportados. No caso de produtos a granel (grãos, minérios, fertilizantes, combustíveis) pode-se construir terminais de carga e descarga bastante eficientes, empregando-se vagões apropriados que permitem agilizar as operações, barateando oscustos.
O serviço ferroviário existe de duas formas legais: transportador comum ou privado. O transportador comum vende seus serviços de transporte a todos os embarcadores e é guiado pelas regulamentações econômicas e de segurança das agencias governamentais apropriadas. Em contraste, os transportadores privados são adquiridos pelo embarcador com o intento de servir apenas ao proprietário. Por causado limitado escopo das operações do transportador privado. Nenhuma regulamentação econômica é necessária. Praticamente, todo movimento ferroviário é do tipo comum.
Por outro lado, o percurso de um trem de carga típico ao longo de via é relativamente lento. Ao chegar numa estação, o trem pára e espera até que os vagões destinados aquele ponto sejam desengatados e colocados num desvio. Noutroscasos (carga fracionada), o trem tem que esperar até que os homens descarreguem e verifiquem toda a mercadoria, para só então seguir viagem. É obvio que, nesses casos, o tempo total de percurso é normalmente elevado e com grande variabilidade. Essa característica faz com que produtos manufaturados se afastem normalmente da ferrovia.
Outra limitação do transporte ferroviário é a existência de vagõescom finalidades especificas que não podem ser utilizados no transporte de outros produtos. Por exemplo, vagões utilizados para transportar fertilizantes não podem transportar combustíveis, e vice-versa. Como normalmente há desbalanceamento de fluxos nos dois sentidos, é muito comum se observar muitos vagões vazios retornando ao ponto de origem para buscar mais carga. Esse deslocamento de...
tracking img