MODAIS DE TRANSPORTE E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO LOGÍSTICO

1563 palavras 7 páginas
MODAIS DE TRANSPORTE E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO LOGÍSTICO

A ampliação do comércio internacional tem acontecido de forma inevitável em virtude da globalização, que impulsiona as exportações do mercado interno. Desta forma o sistema logístico acaba tendo que acompanhar tal crescimento, oferecendo suporte aos negócios e auxiliando no sucesso do comércio. Os modais de transporte são parte indispensável nesse processo logístico, promovendo a chegada da mercadoria ao seu destino estabelecido.
Desde muito tempo, o transporte de mercadorias vem sendo utilizado para disponibilizar produtos ao comprador dentro do prazo estabelecido. De acordo com Ballou (2001), mesmo com os avanços da tecnologia, o transporte é fundamental para que o processo logístico seja concluído. E muitas empresas buscam na logística de transporte obter um diferencial competitivo. A empresa pode utilizar a logística como estratégia competitiva, uma vez que consiga se diferenciar dos concorrentes, aos olhos de seus clientes, e, busque reduzir seus custos aumentando assim o seu lucro.
Segundo COELHO (2010), a logística envolve muito mais do que apenas o transporte e a distribuição; abrangendo também a armazenagem e gestão de estoque e compras bem como a gestão das atividades de apoio. Porém este artigo tratará do componente transporte, apresentando os tipos de modais, suas características e o que distinguem uns do outros nas determinadas aplicações para a realização do transporte.
Neste trabalho iremos apresentar três modais de transporte que nos foram propostos: AEROVIÁRIO, DUTOVIÁRIO E FERROVIÁRIO.

MODAL AEROVIÁRIO

TRANSPORTE AÉREO É AQUELE REALIZADO POR AERONAVES, DENTRO DO PAÍS OU ENTRE PAÍSES.

É o transporte adequado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes ou com urgência na entrega. O Estado de São Paulo tem hoje 32 aeroportos sob sua administração e 5 aeroportos com a INFRAERO administrando (Guarulhos, Congonhas, Viracopos, São José dos

Relacionados