Modais de transporte vantagens e desvantagens.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modais de Transporte
Vantagens e Desvantagens.

Aéreo
É o transporte adequado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes ou com urgência na entrega. O Estado de São Paulo tem hoje32 aeroportos sob sua administração e 5 aeroportos com a INFRAERO administrando (Guarulhos, Congonhas, Viracopos, São José dos Campos e Campo de Marte).
O transporte aéreo possui algumas vantagenssobre os demais modais, pois é mais rápido e seguro e são menores os custos com seguro, estocagem e embalagem, além de serem mais viável para remessa de amostras, brindes, bagagem desacompanhada,partes e peças de reposição, mercadoria perecível, animais, etc.
Vantagens: É o transporte mais rápido; Não necessita embalagem mais reforçada (manuseio mais cuidadoso).
Desvantagens: Menor capacidadede carga; Valor do frete mais elevado em relação aos outros modais.

Ferroviário
A malha ferroviária brasileira possui aproximadamente 29.000 km e no Estado de São Paulo cerca de 5.400 km. Osprocessos de privatização do sistema iniciaram-se em 1996, e as empresas que adquiriram as concessões de operação desta malha, assumiram com grandes problemas estruturais. A transferência da operação dasferrovias para o setor privado foi fundamental para que esse setor voltasse a operar.
Vantagens: Adequado para longas distâncias e grandes quantidades; Menor custo de seguro; Menor custo de frete.Desvantagens: Diferença na largura de bitolas; Menor flexibilidade no trajeto; Necessidade maior de transporto.

Hidroviário
A Hidrovia Tietê-Paraná tem papel importante na logística dasmatérias primas produzidas no Estado, particularmente no caso da movimentação de graneis e seus insumos. Com a interligação entre os rios Tietê e o Paraná, concluída 1999 em direção ao sul e vice-versaatravés da Eclusa de Jupiá, a Hidrovia ampliou seu raio de ação em mais de 700 km, totalizando 2.400 km entre rotas principais e secundárias, possibilitando, a baixo custo, o transporte de mercadorias...
tracking img