Moda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Setor de corte na confecção
O setor de corte é uma das principais etapas do processo produtivo, dentro da área industrial da confecção e um dos responsáveis direto pela transformação da matéria-prima, fazendo dele um setor de extrema importância, a ponto de colocar em risco todo o processo produtivo, quando mal planejado ou executado, causando sérios prejuízos à empresa.
Luva : A luva paracorte é constituída de aço e deve ser utilizada quando estiver manuseando a maquina de conte para evitar cortes ou ferimentos mais graves. A luva para corte em confecção normalmente possui regulagem ou tamanhos P M G.
Máquina de Corte: Utilizada para cortar várias camadas de tecidos infestados, maximizando a produção. Corta em grande escala.Vejamos a seguir tipos de maquinas de corte:
Manual:cortena tesoura. É utilizado somente para reposicionamento e corte de duasfolhas no máximo, sendo necessário muito cuidado para que as folhas saiam iguais. Muito usada para cortar a peça piloto.
Mecanizado:corte a máquina pode ser:
De Disco (ou lâmina redonda) :é utilizado para enfestos baixos de poucas folhas. Não permite cortar bem as curvas muito acentuadas, é um dos mais utilizados. Não dá parafazer piques.
De Faca (ou vertical):boa para incestos altos permite cortar qualquer tipo de enfesto também para as curvas.
Máquina de Balancim (prensa) :permite o corte com fôrma, é de alta exatidão. Deve ser usado com pouca altura. Essa máquina é tipo uma chapa. Para cortar precisa-se de um espaço de tecido em volta (gera desperdício), muito utilizado para cortar entretela.
Serra Fita: écortado em cortes de precisão num enfesto baixo. A habilidade o cortador é que dará a precisão no corte (mesmo modelo da máquina de açougueiro), não faz curvas, bom pra a cortar bolso sextavado.
Máquina para Fazer Furos: muito parecida com a máquina vertical, serve para marcações de penses é feito o furo no local aonde serão marcadas as penses,aconselhável fazer os furos antes do corte para as peçasnão dançarem.
Eletrônico:sistema de corte por lâmina ou laser. Todas as duas funcionam eletronicamente.
Laser:após o sistema CAD ela enfesta e corta automático é cortado a lazer (custo muito elevado)
Lâmina:a lâmina vai passando por cima do enfesto e cortando automático.
Planejamento de corte: Seleciona e efetua o resumo dos pedidos de venda. Libera a ordem de fabricação em cinco vias,determinando compra ou venda do material
Modelagem: Os moldes são desenvolvidos a partir do desenho do estilista
obedecendo as medidas da tabela adotada. É o desenho em moldes da roupa, usando as medidas em conformidade com a estrutura do corpo humano, mecânica gráfica de transporte das medidas da forma tridimensional para o bidimensional, onde se desenha o modelo mediante as maneiras detraçar. A mecânica de transformação do modelo-base no modelo estrutural desejado, de acordo com as tendências de moda. Ampliações e Reduções são as modificações para que o efeito desejado seja totalmente utilizado em todas proporções.
Consumo do tecido: é necessário estar ciente de qual foi à quantidade comprada de tecido, e depois de usado (da melhor maneira possível para que seja bem aproveitado),anotar quanto foi usado, quanto sobrou e se depois poderá encontrar novamente o mesmo tipo de tecido. Portanto na ficha deve conter: fornecedor, preço, data de chegada, metragem e número do corte a ser utilizado.
Corte: O corte é a ação ou efeito de cortar, esta etapa exige muita atenção. Pois qualquer falha ou erro pode comprometer toda a produção. Juntamente com o risco o corte é consideradomundialmente como o processo industrial de maior importância na confecção pois, o resultado da operação de ambos influenciará sensivelmente na qualidade e preço final do produto. Os fatores que devem ser observados entre outras coisas no corte são: tecido, tonalidades, larguras, quantidades, metragem, fabricante, composição do tecido, etc...
Trata-se da distribuição de uma quantidade de moldes,...
tracking img