Moda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Moda no comércio de varejo
Estudo de caso da C&A

Andreia Fernandes dos Santos
Antônio Vinícius Olszewski
Prof. Elimar Kröner Teixeira
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Administração (ADG0771) – Prática do Módulo V
07/12/2011

RESUMO
Moda no comércio varejo – estudo de caso da C&A faz um breve estudo sobre moda , marketing e como estas duas ferramentasauxiliam as vendas no varejo. A C&A , rede de departamentos criada na Holanda ,presente em todo o mundo, se faz presente especialmente no Brasil desde 1975 e investe pesado em marketing.Além de promover desfiles com a top Gisele Bündchen e investir nas aparições em novelas da globo associou a sua coleção verão 2012 à musica brasileira.Com essas propostas a rede de lojas linka cada vez mais oseu conceito com a sua postura visando ser cada vez mais lembrada quando o assunto é moda e varejo.
Palavras chave: Moda. Varejo. Marketing.

1INTRODUÇÃO

O presente trabalho se propõe a pesquisar um pouco sobre os termos moda, merchandising e como estas ferramentas aumentam os faturamentos das empresas envolvidas. Para tanto, fizemos uma pesquisa de campo, com visitas às lojas de varejo. Combase nas pesquisas teóricas e conhecimentos adquiridos, optamos por não fazer apenas um trabalho baseado em conceitos meramente abstratos e teóricos demais. Aliamos prática, conhecimento e analisamos a relação de consumo tanto pela ótica do consumidor quanto do produtor. O que é mershandising, moda e Tie up e qual a origem destes termos são as questões que nos propomos a responder .

2MODAEtimologicamente, a palavra portuguesa moda tem a sua origem do termo do termo em latim modus , que significa maneira. Moda em inglês se diz fashion, que por sua vez, é derivada da palavra francesa façon, que também significa modo.
Modernamente, Moda é a tendência de consumo da atualidade. Acompanha o vestuário e o tempo que se integra ao simples uso das roupas no dia-a-dia. É uma formapassageira e facilmente mutável de se comportar e, sobretudo no que se diz respeito ao modo de se vestir.

Segundo Palomino (2002, p. 14) :

“A moda é um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das
roupas do dia-a-dia a um contexto maior, político, social, sociológico. Você pode enxergar
a moda naquilo que escolhe de manhã para vestir, no look de um punk , de umskatista e de
um pop star, nas passarelas do Brasil e do mundo, nas revistas e até mesmo no terno que
veste um político ou no vestido de sua avó.”
A moda está intimamente à identidade. Podemos concluir que a maneira de vestir está diretamente relacionada ao comportamento humano.

3MERCHANDISING
Merchandising é uma ferramenta de Marketing, formada pelo conjunto de técnicas responsáveis pelainformação e apresentação destacada dos produtos no ponto-de-venda, de maneira tal que acelere sua rotatividade.Originada do termo francês merchand, a palavra inglesa merchandiser significa "negociante". Por sua vez, a tradução de merchandising seria "mercadização", nome que em português não corresponde exatamente ao significado da atividade como ja é conhecida. Merchandising seria então uma derivaçãoda palavra merchandise, que podemos traduzir como "operação com mercadorias".
3.1HISTÓRIA
O merchandising como hoje é conhecido surgiu como parte do próprio conceito de marketing, nos Estados Unidos, na década de 1930. Naquela época, as antigas lojinhas com balcão começaram a perceber o sucesso que as vitrines faziam. E, ao notarem que as mercadorias expostas eram muito mais compradas do que asnão expostas, começaram a transformar todo o interior das lojas em verdadeiras vitrines, nas quais se podia ver e escolher todas as mercadorias. Aos poucos, foram-se transformando em lojas de auto-serviço, onde o consumidor mesmo escolhe os produtos.
Muitos anos se passaram até que os primeiros supermercados começassem a aparecer. O merchandising era então feito para dar destaque a todas as...
tracking img