Moda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MODA

Este trabalho irá mostrar a história da moda em geral desde as suas origens e influências dos meados dos anos 70 até hoje, entre tudo iremos mencionar os principais conceitos e definições do universo da moda, mostrando assim como se foi constituindo ao longo do tempo. Sendo a moda a tendência do consumo da atualidade.Índice

Introdução 3
O que é a Moda? 4
Breve História da Moda 5-6
Anos 70 7-8
Anos 80 9
Anos 90 10
Moda nos Dias de Hoje 11-12
Ícones da Moda:
Twiggy 13
Mary Quant 14-15
Christian Dior 16
Coco Chanel 17
Vogue 18
Conclusão 19
Bibliografia 20Introdução

A escolha deste tema devesse à realização de um trabalho anterior sobre a marca Chanel, levando assim a realizar este.
Este trabalho irá mostrar a história da moda em geral desde as suas origens e influências dos meados dos anos 70 até hoje, entre tudo iremos mencionar os principais conceitos e definições do universo da moda, mostrandoassim como se foi constituindo ao longo do tempo. Sendo a moda a tendência do consumo da atualidade.  







































O Que é a Moda?



A palavra moda significa costume, maneira ou modo e provém do latim modus.
É um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia-a-dia a um contextomaior, político, social, sociológico.
É composta de diversos estilos, e estes são originários de vários aspectos. Moda resume-se então ao vestuário e ao tempo, isto é uma forma passageira e facilmente mutável de se comportar e sobretudo de se vestir ou pentear que se integra num contexto maior político, social, sociológico.
Para criar estilos são necessários cinco elementos básicos: a cor, asilhueta, o caimento, a textura e a harmonia.
A moda é abordada como um fenómeno sociocultural que expressa os valores da sociedade - usos, hábitos e costumes - num determinado momento. Já o estilismo e o design são elementos integrantes do conceito moda, cada qual com os seus papéis bem definidos.
Pode-se ver a moda naquilo que se escolhe de manhã para vestir, no look de um punk, de um skater, deuma pop star, e em cada um dos diferentes estilos que hoje em dia se conhecem. A cada dia que passa o mundo da moda supera-se, surpreendendo as pessoas com cores vivas, tendências novas, cortes invulgares e inovadores.










Breve História da Moda


A moda desde sempre que andou em paralelo com a história e apenas no final da Idade Média  surgiu como um conceito.
NaAntiguidade, o conceito de moda existia, mas não da maneira actual. Na Pré-história usava-se vestes por necessidade, não por uma questão de estilo.
Com o desenvolvimento das cidades e a aproximação das pessoas na área urbana, houve o desejo de imitar: os burgueses copiavam os tecidos, a maneira de se vestir e se comportar da nobreza, que não ficou nada contente em parecer-se  com esses plebeusendinheirados (devido o comércio). Começaram então a criar códigos internos de vestir que mudavam rapidamente, antes que a burguesia tivesse tempo de copiá-los.
Foi também nesse período que surgiram as regras de etiqueta, com objectivo de diferenciar as origens. A nobreza então caiu, os burgueses tornaram-se os donos do mundo, e a moda “pegou”.
Até o final da Primeira Guerra Mundial, nada na moda haviaentão mudado durante o século XIX.




























A Primeira Guerra Mundial veio provocar um corte em todos os movimentos artísticos, e não apenas na moda. Tal como os escritores e os pintores, também muitos estilistas foram mobilizados ou alistaram-se voluntariamente na guerra. Durante a Primeira Guerra, as mulheres tiveram de assumir trabalhos que...
tracking img