Moda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1946 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1900 - 1914 BELLE ÉPOQUE

O jogo social fixa os usos, os comportamentos e, portanto, as aparências de uma sociedade muito fechada. Muitas cabeças pensantes, como Picasso e Santos Dumont, foram viver e trabalhar em Paris nos primeiros anos do século. A declaração da guerra adiará o início de fato da arte e da sensibilidade modernas. O cenário brasileiro era da política do "café-com-leite". Odomínio de governo dos coronéis de São Paulo e Minas Gerais. O Brasil era um país fundamentalmente agrícola, cujo produto base era o café. Foi em 1917 que ocorreu a 1ª. Greve da história brasileira






1920 - 1940 ENTRE GUERRAS

1920: Paris ainda é a capital da moda. Mudanças profundas entre o mundo de antes e o mundo do pós guerra. Os corpos mudam, os corações também. As mulheres estãomais magras e bronzeadas, os homens perdem a barba e o bigode sob o efeito do aparelho de barbear, popularizado GILLETTE. As roupas são mais simples e flexíveis, facilitando a prática de esportes. As carruagens com seus equipamentos dão lugar aos automóveis, os cabelos são cortados curtos e os vestidos diminuem seu comprimento. Em meados de 20, o Brasil vivia um período de crise. A classe médiacomeçava a surgir no país, mas estava insatisfeita com a República Velha. O presidente do Brasil, de 1926 - 1930, foi Washington Luís. Foi durante o seu governo que o país quebrou. A crise americana de 1929, provocada pelo CRASH na bolsa de valores de New York, deixa o Brasil em colapso econômico. SEMANA DE ARTE MODERNA, em 1922. PERSONALIDADES : Gabrielle Chanel (Aquela que Paris inteira chamava decoco).

ESTILO DE ÉPOCA: MILINDROSAS E COM ESTILO ANDRÓGENO. As mulheres copiam as roupas masculinas. É o movimento FEMINISTA que rompe com os costumes tradicionais. A mulher pelo seu espaço e sua igualdade junto aos homens.



1930: A beleza feminina volta aos cânones neoclássicos. A mulher passa a usar sutiã e um tipo de cinta ou espartilho flexível. Depois da onda feminista de 1920, em queas mulheres usavam pijamas a fim de se afirmarem como "mulheres livres", retorna a camisola e as roupas vaporosas disseram história no cinema hollywoodiano. Brasil : Começava, no país, a ERA VARGAS. A república do café-com-leite chegava ao fim dando lugar ao governo ditatorial, autoritário de Getúlio Vargas. No seu governo foi implantada a constituição mais democrática do brasil. A constituição de1934 garantia o voto feminino e criava as leis trabalhistas o que ampliava as bases populares do governo. Vargas se tornou o presidente mais popular do Brasil.

http://www.facom.ufba.br/com112_2000_1/passadopresente/desde.htm





A moda nos anos 1920
Nessa época, a moda já estava livre dos espartilhos do século XIX. As saias já mostram mais as pernas e o colo. Na maquiagem, a tendênciaera o batom. A boca era carmim, em forma de coração. A maquiagem era forte nos olhos, as sobrancelhas eram tiradas e o risco pintado a lápis. A tendência era ter a pele bem branca.


Foi a época de Hollywood em alta, e a maioria dos grandes estilistas da época, como Coco Chanel e Jean Patou, criaram roupas para grandes estrelas.
Foi uma década de prosperidade e liberdade, animada pelo som dasjazz-bands e pelo charme das melindrosas, as mulheres modernas da época, que frequentavam os salões e traduziam em seu comportamento e modo de vestir o espírito da também chamada Era do Jazz.
A silhueta dos anos 20 era tubular, os vestidos eram mais curtos, leves e elegantes, com braços e costas à mostra. O tecido predominante era a seda. Os novos modelos facilitavam os movimentos frenéticosexigidos pelo charleston - dança vigorosa, com movimentos para os lados a partir dos joelhos. As meias eram em tons de bege, sugerindo pernas nuas. O chapéu, até então acessório obrigatório, ficou restrito ao uso diurno. O modelo mais popular era o "cloche", enterrado até os olhos, que só podia ser usado com os cabelos curtíssimos, a "la garçonne", como era chamado. A mulher sensual era aquela sem...
tracking img