Moda e estilo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A partir da pesquisa de outros textos e sites, elabore um breve texto diferenciando os conceitos de moda e estilo. Comprove sua análise com exemplos.

Apesar de muitas vezes, os conceitos de moda e estilo serem tratados como se fossem a mesma coisa, eles apresentam significados diferentes:

O conceito de moda tem a ver com as tendências de consumo “passageiro” nos dias de hoje (o que entra esai a cada estação), movimentada pela indústria e pelas necessidades do consumidor de acordo com o gosto, a maneira de viver e vestir.
A moda, tratada como fenômeno social e cultural expõe hábitos e costumes da sociedade.

São exemplos:
Esportiva - moda mais casual, despojada (prática);
Tradicional - moda mais séria, clássica, conservadora (não segue as tendências);
Elegante - modarefinada, sofisticada, parecida com a tradicional (pouco menos conservadora).

Já o conceito de estilo, tem a ver com a maneira das pessoas demonstrarem sua personalidade, através do que usam e vestem; é algo que se constroi e se desenvolve ao longo do tempo.
O estilo expõe o modo de vida, de pensar e de agir de uma pessoa, além de expor seus padrões de beleza e cultura.

São exemplos:
Sexy -estilo mais ousado, marcante, sensual;
Romântico - estilo delicado; feminino, sensível;
Dramático - estilo moderna, sofisticada, provocativa;
Criativo - estilo original, autoconfiante, jovem (não se prende a padrões).

A grande característica que diferencia os conceitos, é que a moda é seguida e imposta aos jovens, ao contrário do estilo, que é uma criação e uma escolha pessoal.

“A questãonão é estar na moda, mas, sentir-se bem com seu estilo”.
Questão 2
a) Qual o seu estilo? Você segue a moda? Acha importante seguir ou não? Qual a vantagem de quem segue a moda e quais as desvantagens das pessoas que não se importam com as tendências? Elabore uma resposta que contenha essas reflexões.

Acredito que ainda não tenha um estilo muito definido, depende muito de como estiver me sentidoou do lugar para onde vou. Talvez, procure adotar um estilo criativo com tendências para a moda esportiva, compondo com acessórios que dão um toque diferente na roupa.

Gosto de apostar em looks básicos - uma camiseta, calça jeans (essencial para qualquer jovem dos dias de hoje), tênis e vários (não exageradamente) acessórios como brincos, pulseiras e colar.
Não gosto de usar nada muitochamativo, ousado ou muito “certinho”, como também não aposto em vestidos muito curtos, sandálias de salto alto, mini-saias, blusas muito decotadas na frente (acho que um decote atrás é até mais charmoso).

Se eu fosse dar muita importância sobre a opinião das pessoas sobre meu look, por exemplo, eu não usaria quase nada, pois sempre alguém vai achar estranho, outro feio, outro ridículo. Acredito que oimportante é me sentir bem com a roupa, não com o que os outros acham ou vão pensar.
Não acho que eu, particularmente sigo a moda, compro peças de roupas que muitas vezes, estão na moda e que tem a ver com o meu estilo (roupas que ficam legal em mim).

Considero importante estar informada e por dentro do que se está usando por aí, mas com muito bom senso. Iludimo-nos muitas vezes com a frase“está na moda”, pois nem sempre o que está na moda cai bem no nosso corpo. Mesmo assim, pessoas que não tem bom senso, usam roupas da moda não porque gostam, mas pelo simples fato de que a roupa está na moda, apareceu na televisão ou é de grife.
Além disso, seguir a moda ao pé da letra nos dias de hoje, é algo que exige principalmente um financeiro alto, que não está ao alcance de grande parte dosjovens brasileiros, muitas vezes.

Uma das vantagens de seguir a moda é que trás uma sensação de prazer e bem-estar.
Os novos modelos de roupas e acessórios trazem sempre um “ar diferente”, e mostram coisas novas, cores novas. Além de que, as pessoas acabam sendo mais admiradas e aceitas pelos “grupos” com mais facilidade.

Já uma das desvantagens é que, pessoas que não se importam com...
tracking img