Moda e cultura urbana: o estilo straight edge

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Moda e Cultura Urbana: O estilo Straight Edge

Resumo

Este artigo tem por objetivo pesquisar e analisar a relação a relação existente entre a moda e a cultura urbana. Apresenta uma pesquisa desenvolvida sobre o grupo urbano denominado Straight Edge que habitam na metrópole de São Paulo. Por meio desta pesquisa, pode-se identifica o estilo, o modos, modas, a maneira de se vestir, os lugaresfreqüentados e as principais influências deste grupo. O estilo Straight Edge é uma vertente do estilo punk, mas em muitos momentos se apresenta como oposto dele. Sua conduta é caracterizada por restrições, pois não consomem derivados de animais e não são usuários de drogas.

Palavras-chave: Moda. Cultura Urbana. Grupos Urbanos. Estilo. Straight Edge.


Introdução

O objetivo deste artigo édescrever a partir de pesquisa observatória o estilo de um grupo urbano presente na cidade de São Paulo. A pesquisa partiu de uma pesquisa de observação em locais sugeridos para a elaboração deste projeto. A Rua Augusta foi o marco inicial desta pesquisa, pois trata-se de uma localidade em que a diversidade cultural se instala., solo fecundo para observação de estilos de vida diversos.
Seráabordada por meio deste artigo, como os Straight Edgers surgiram, tal como seus hábitos, seus valores, seu principal local de encontro, suas influências musicais e seu estilo de vida.
Utilizamos como base para um primeiro contato, o livro Jovens na Metrópole, organizado por José Guilherme Magnani e Bruna Mantese, e entrevistas com alguns adeptos do grupo urbano acima citado na sorveteria Soroko, naRua Augusta, e também por intermédio da internet.


Moda, Cultura Urbana, Grupos Urbanos e Novas Sociabilidades

Segundo LIPOVETSKY (1997), a moda como sistema pode ser localizada nos meados da Idade Média, antes disso as vestimentas eram vistas como peças para proteção, pudor ou hierarquia (divisão de classes) e suas variações eram muito lentas; não havia o efêmero de hoje em dia.
ComoRAINHO (2002) cita em seu livro, em 1808, em meio à chegada da família real na América, foi que teria surgido o primeiro ícone de moda no Brasil: Maria Antonieta. Foi aí então que começou no Brasil, a intenção de se inspirar em alguém para se vestir.

A moda interpõe-se entre o objeto e o seu vestuário em uma rede de sentidos por meio de imagens e de palavras. É um dispositivo social, portanto ocomportamento orientado por ela é fenômeno do comportamento humano generalizado e está presente na sua interação com o mundo. Consequentemente, as decisões de consumo em moda refletem a cultura do momento e em sua analise podemos identificar processos de mudança (GARCIA, 2005, p. 19).

A moda produz códigos, significados, identidade de um sujeito ou de um grupo em um âmbito global. Tudo influenciaum indivíduo a ter uma escolha ou opinião sobre algo, refletindo seu modo de vestir e gerando uma resposta às outras pessoas, pois a moda é expressão e criatividade.

(...) o corpo, como suporte das roupas e articulador de significantes, necessita de revestir-se com as representações significativas de sua cultura, de forma a interagir e representá-la em seus anseios, concepções, angústias eprojeções (CASTILHO, 2004, p. 131).

Em síntese, nas palavras de Kathia Castilho (2004), “a moda comunica, muda, reconstitui de maneira surpreendente e sensível a tensão da evolução sociocultural”. Mas geralmente, as roupas ajudam a transmitir os valores de uma sociedade: elas veiculam assim uma concepção ética e estética.
As tribos urbanas, segundo Michel Maffesoli, constituem-se nas "diversasredes, grupos de afinidades e de interesse, laços de vizinhança que estruturam nossas megalópoles. Seja ele qual for, o que está em jogo é a potência contra o poder, mesmo que aquela não possa avançar senão mascarada para não ser esmagada por este" (MAFFESOLI, 1998, p. 70).
Ter uma visão sobre o que são grupos é necessário para o entendimento da dinâmica cultural urbana. Cada grupo constrói e...
tracking img