Moda plus size

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10970 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 DEFINIÇÃO DO PRODUTO

1 MODA, CORPO E PADRÕES DE BELEZA

MODA Na maioria das vezes, o termo moda é mal compreendido, por possuir um caráter efêmero, por estar ligado à aparência e também aos limites do vestuário em si. Mas afinal, como poderíamos definir “moda”?

Segundo Braga (2005), a palavra “moda” vem do latim modus, significando “modo”, “maneira”. Conforme Barnard (2003),“fashion”, traduzido para a língua portuguesa, significa moda, nos remete ao termo em latim “factio” , que pode significar fazendo ou fabricando, e ainda, “facere”, fazer ou fabricar. Braga também acredita que a palavra “fashion” possua um conceito de fetiche, ou algo que remeta aos objetos do mesmo, uma vez que “facere” é também a raiz da palavra fetiche.

Já o Dicionário da Moda descreve o vocábulo daseguinte forma:

A moda reflete a maneira passageira de se vestir e de se comportar em determinada época. Cíclica, é também sinônimo do conjunto de fatores que envolvem beleza, interesses, consumismo, vaidade, dinheiro, poder, preconceitos, distinções e frustrações. Corresponde também ao desejo constante da renovação visual e, em seu início, sempre foi ligada à aristocracia e às elites. [...] Osmovimentos sociais, impregnados de novidades na maneira de se vestir e de se comportar, acabam inevitavelmente gerando algum tipo de identidade visual que, por sua vez, é logo absorvida e transformada em elementos de moda (SABINO, 2007, p. 446). É UMA CITAÇÃO LONGA?!?!! DEVE-SE FAZER O RECUO DE 4CM.

Cidreira (2005) nos traz uma relação entre moda e modo, onde por um lado a moda é vista como uso,hábito ou estilo, o que é normalmente aceito, sendo também resultado de diferentes referências, gostos e ideias, além de ser influenciada pelo meio ambiente em que vive. Pode ser compreendido também como fenômeno social ou cultural, que tem como seu principal fundamento a mudança constante de estilo.

Modo é visto como maneira, feição, forma particular, jeito, prática, via, habilidade e emalgumas vezes processo de aculturação.

A moda, além de ser um artigo prazeroso, segundo Lipovetsky (1989), tem a finalidade fundamental de distinção social, como por exemplo, a estética, uma preocupação constante no mundo feminino. Ainda para o autor, a moda regula e pressiona e mostra as tendências da sociedade, na qual mudanças podem ocorrer de forma obrigatória. UM CONCEITO BOM QUE VOCÊ PODEDEIXAR!

Palomino (2003) descreve a moda como “um sistema que associa a roupa e o tempo a um contexto político, social e comportamental, podendo ser vista como uma referência de épocas, da cultura de um povo, uma denunciadora de períodos e locais. Você abriu aspas, mas esqueceu de fechar.

Pode-se dizer então que “a moda é uma imagem deste sistema”. Dinamiza-se por receber forte influênciadentro do contexto em que se insere, acaba por modificar-se a partir do momento em que a cultura, a política, a economia e a sociedade sofrem transformações.

Miranda afirma que “moda é forma de comportamento, temporariamente adotada por alguma proporção perceptível de membros do grupo social, porque essa mudança de comportamento é percebida como apropriada socialmente para o tempo e a situação”(MIRANDA, 2008, p.67).

Moda é também uma forma de expressão pessoal. Indivíduos fazem suas escolhas não apenas por seus gostos, mas também pela realidade cultural e financeira em que vivem.
Como observado anteriormente, a moda absorve e reflete os fluxos do mundo: capta acontecimentos, vivências subjetivas (CIDREIRA, 2005); e transforma todos esses fatos em imagens, visuais, roupas eacessórios. Em suma, segundo Calanca (2008, p.11), “Moda é um termo usado em diferentes contextos, para expressar reflexões sobre aspectos sociais”.

Somado a estas citações, Braga (2005) também afirma que a moda é dinâmica por possuir diferentes e incontáveis aspectos, pois para dar espaço ao atual é necessário que a última tendência mercadológica seja descartada, ou pelo menos ultrapassada....
tracking img