Moda no egito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Moda no Egito

No Egipto a forma como as pessoas se vestiam variava conforme a hierarquia social. Os acessórios eram também diferenciadores sociais. A vestimenta básica era o Chanti usada porhomens, como uma saia, e por mulheres, longo, cobrindo todo o corpo.
Os escravos apenas usavam branco.
As classes baixas vestiam-se de modo simples, com pouca roupa.

O povo andava descalço ou comsandálias. O traje da classe alta, mais concretamente do faraó e da sua corte, era o Kalasyris. Era uma túnica larga de linho muito fino e transparente, ornamentado com ouro e pedras preciosasespecialmente turquesas e lápis-lazul. Quando se deixava a descoberto o dorso masculino, colocava-se uma roupa complementar de nome Neket que se assemelha a um cinto de forma triangular feito de linho e compedras preciosas a adornar. Também se usava como complemento o Hosch que era uma espécie de pequena capa que se usava sobre os ombros e o peito.

As mulheres tinham como traje principal a Loriga quetinha uma forma tubular muito justa ao corpo e confeccionada com tecidos semelhantes à malha. Como complemento usava-se a Túnica de Ísis sendo esta uma espécie de manto em forma rectangular. Elas eram,também, adeptas da maquilhagem onde o olho era marcado com linha preta e sombra verde.
No que tocava a penteados, devido ao forte calor da região e ao facto do piolho ser uma praga local, homens emulheres usavam o cabelo rapado e perucas no seu lugar e como medida higiénica removiam os pêlos corporais.

As classes altas usavam perucas de vários cortes e ornamentos muito inspirados nareligião.
As jóias utilizadas tinham como principal função expressar a devoção religiosa.

Moda 

No Antigo Egipto símbolos de validade, como beleza e ostentação, sempre foram características marcantes deseu povo. Mesmo os menos afortunados gostavam de usar uma série de adereços por eles criados para marcar suas relações sociais e do dia-a-dia.
Faraós, os faraós certamente seriam vistos como...
tracking img