moda: anos 90

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
A década de 90 começou com o colapso da União Soviética e o fim da Guerra Fria, sendo esses seguidos pela consolidação da democracia, globalização e capitalismo global. Fatos marcantes para a década foram a Guerra do Golfo e a popularização do computador pessoal e a Internet.
Até a metade da década de 90, o exagero dos anos anteriores ainda influenciou a moda. Foram lançados, por exemplo, osjeans coloridos e as blusas segunda-pele, que colocaram a lingerie em evidência. Isso alavancou a moda íntima, que criou peças para serem usadas à mostra, como novos materiais e cores.
A música pop mundial perdeu pontos como principal rítmo. O que fez sucesso realmente foi o Hip Hop, Rapcore e principalmente o Grunge, com bandas de destaque de toda essa década: Nirvana, Alice in Chains, Rage AgainstThe Machine, Red Hot Chili Peppers, Pearl Jam, Foo Fighters, Soundgarden, Stone Temple Pilots, The Smashing Pumpkins que duraram até o final da década, dando influência a outras bandas que dominam até hoje o mundo musical como Linkin Park(Também fundada nos anos 90) e Coldplay. No Brasil a Lambada explode no início da década com o sucesso da novela Rainha da Sucata.







O cinemada década de 1990 caracteriza-se com a junção do "pop" com o "clássico", acreditando-se que ainda é possível inventar, reinventar e criar grandes obras, usando o termo diversidade.
Foi também nesse período que o cinema brasileiro realmente despontou nas produções com os filmes O que É Isso, Companheiro? (1997), indicado para o Oscar de melhor filme estrangeiro, e com Central do Brasil (1998), queganha o Festival de Berlim e o Globo de Ouro, além de consagrar Fernanda Montenegro como a grande atriz da América Latina.
Com a evolução da tecnologia, a década de 1990 apresentou inovações em diversos de seus filmes, concretizando o sucesso desse novo padrão.




Os anos 90 foi marcado por estampas geométricas, minimalismo e muitas, muitas cores, o exagero é a graça deste estilo.Algumas marcas também bombaram nessa década como Gap, Ralph Lauren, Diesel, Versace, Louis Vuitton, Cavalli, Nike entre outras. A Versace é a mais óbvia.
A guerra do Muro de Berlim, em 89, foi um marco, o ponto de partida, também analisada em questões de moda.
Na moda, pode-se dizer que representou o fim de determinadas barreiras e preconceitos no vestir e o aparecimento de uma grande liberdade dese expressar visualmente. Esse é o conceito que vai definir a moda na década de 90.
Trazendo uma herança do decênio anterior, no início dos anos 90, continuaram as releituras da moda, tão arraigadas no processo criativo. Devido a sua importância, foi montada em 1990, na Metropolitam Museum of New York, uma grande exposição, intitulada The Historical Mode.
O conceito de “tribos urbanas” tevesequência no início dos anos 90.
A moda grunge, de influência de Seattle (EUA), marcou todo o modo de vestir dos jovens. Aderiram um estilo descontraído, de peças sobrepostas, roupas oversized, e a flanela xadrez amarrada na cintura.



Também entrou em evidencia clubbers, drag queens, cybers, ravers, entre outros grupos. A ordem foi a moda jovem, ousada e irreverente.
O conceito de “supermercadode estilos” que a moda passou a ter sua própria identidade, mesclou informações e influências de diversas fontes.
Com a evolução de conceitos e valores, a moda dos anos 90 adquiriu o caráter de mistura, e foi uma verdadeira esponja que absorveu diversas referencias vindas das mais distantes realidades, e todas juntas formaram uma nova proposta.
A falta de identidade tornou-se a própriaidentidade.
Foi uma espécie de liquidificador de aspectos visuais, e a liberdade de vestir passou a ser muito grande.
É a metáfora da globalização na moda. Quando citado a queda do Muro de Berlim e a reunificação das Alemanhas em 1990 e, a união e aceitação das pessoas, conceitos, valores e culturas.
Anualmente, na capital alemã, jovens do mundo todo, embalados, ao som da Techno music, reúnem-se na...
tracking img