Moda anos 50 liandra

436 palavras 2 páginas
História da Moda

Moda Feminina
Na década de 1950, as roupas femininas eram projetadas para evidenciar a feminilidade. O ‘New Look’ fazia a roupa ser repleta de anáguas que eram necessárias para dar o caimento ideal a saia rodada.Eventualmente um tipo de criolina era desenvolvida. As saias e vestidos tinham a altura na metade da panturrilha e eram coloridas, de estampas abstratas, flores,xadrez ou listradas.

Além do ‘New Look’, outros estilos da década foram:o revival da década de
1920 na silhueta flapper modernizada; releituras da moda Diretório e Império Os ternos de alfaiataria ( blazer com saia lápis) usados nos anos 40 foram atualizados por
Dior como silhueta “H”.

Em 1951, as muheres tinham uma linha de saias (godês,plissadas, pragueadas, franzidas) para serem usadas com blusas diversas. Vestidos, blusas e conjuntos feitos de tricô também eram comuns.

Em 1952, surge a “bainha sereia”. Nesta década houve a aceitação das calças para as mulheres,que eram usadas principalmente por jovens e adolescentes.

Na década de 50, o papel das mulheres era cuidar da casa e da cozinha, criar os filhos e cuidar do marido.Em revistas, programas de tv, livros e outros meios, ser boa e principalmente uma bela “dona-de-casa”, era a meta suprema de toda mulher, o índice mais alto do sucesso feminino.A “dona-de-casa’ com aparência de boneca, deveria usar um lindo avental para se sentir bela em casa.

As curvas do corpo feminino eram necessárias para atrair um marido, e simbolizavam fertilidade. Os corseletes retornaram “confortáveis”, pois a barbatana de baleia foi substituida pelas de aço e os busks por fechos ou zíperes.

Após a guerra, começou o consumo por lingeries da época.A underwear era glamurosa.Camisolas, calsinhas e sutiãs tinham nylon em sua composição, o que os tornava leves,bonitos e fáceis de lavar.O sutiã cônico era um acessório que poderia ser usadao para dar a curva idealizada no busto.

A coroação da rainha Elizabeth II, fez a moda Elizabetana ser

Relacionados

  • OS ESTUDOS DA TV POR ASSINATURA NO BRASIL
    9562 palavras | 39 páginas
  • tralhos feitos
    39608 palavras | 159 páginas
  • Serviço social e trabalho com familias
    54816 palavras | 220 páginas
  • Giddens e Bourdieu
    114287 palavras | 458 páginas