Mobilizando a comunidade no combate a dengue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA : MOBILIZANDO A COMUNIDADE NO CONTROLE DA DENGUE
Uma questão de mobilização e integração da Comunidade

Ana Cristina dos Santos Melo Ireno
Tutora: Ana Paula Pinto de Souza
Espec. Saúde da Família/UFMS/EAD/FIOCRZ
Projeto de Intervenção
1. TEMA: MOBILIZANDO A COMUNIDADE NO CONTROLE DA DENGUE

2. EIXO TEMÁTICO: Controle e diminuição dos riscos da epidemia de Dengue no territóriodo Conj. Paulo Coelho Machado.

3. Público Alvo: Usuários da UBSF Paulo Coelho Machado, Professore e Alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Ana Lucia de Oliveira Batista, Comunidade local, Rede Socioassistencial : CRAS, CEINF, Igrejas e Conselho Gestor de Saúde.

PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO: Setembro 2011 à Junho de 2012

4. CARACTERIZAÇÃO – DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Empenhados pelanecessidade de intervir no problema, e buscar soluções para a diminuição dos casos ou possível eliminação dos criadouros da Dengue na comunidade e na escola procurou-se pensar e refletir coletivamente o problema da incidência da Dengue na escola e na comunidade. Em uma ação conjunta propusemos a elaboração e implementação de um projeto de intervenção na saúde da comunidade escolar e local.

5.PROBLEMATIZAÇÃO

• De que forma a UBSF poderia estabelecer parcerias a escola e com a comunidade local e outros órgãos com vistas à solução do problema?
• Que ações podem ser continuadas para continuarmos com o controle da Dengue na comunidade local?
• De que forma seria possível desenvolver um projeto de intervenção visando o controle da Dengue e outras epidemias causadas pelas más condiçõesde salubridade do ambiente em que vivem?
• Que ações devem ser continuadas e incrementadas no territorio para a garantia de que as ações do projeto não fiquem apenas no campo da periodicidade do seu desenvolvimento, mas que seja constantemente avaliado e alimentado visando a não incidência de novos casos de Dengue na área já trabalhada?

6. HIPÓTESES

1. O ambiente familiar dos alunos(reservatórios de lixo, plantas e jardins, caixas d’ água, calhas e lajes, tonéis e depósitos de água) continua a oferecer riscos a saúde e contaminação da doença;
2. É possível que através de um conhecimento mais aprofundado sobre a Dengue, formas de contaminação, sintomas, tratamento, prevenção e controle à doença, numa ação conjunta da escola e da comunidade e UBSF, sejam possíveis para o controle ,diminuição ou eliminação da incidência dos casos de dengue na escola e na comunidade do Conj. Paulo Coelho Machado.
7. JUSTIFICATIVA
A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus (flavivírus), transmitida ao homem por um mosquito chamado Aedes aegypti.
A dengue está presente em vários países, no Sudoeste Asiático, na África e nas Américas, onde já foi considerada como erradicada, masvoltou a aparecer em países como Venezuela, Cuba, Brasil e, mais recentemente no Paraguai.
Os primeiros registros de dengue no mundo foram feitos no fim do século XIII, na ilha de Java, no Sudoeste Asiático, e na Filadélfia, Estados Unidos. Somente no século 20, a dengue foi reconhecida como doença, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). (cartilha dos agentes de endemias: Dengue – É fácilprevenir - Ministério da Saúde: 2002 pág. 07).
Ainda, segundo texto da cartilha dos agentes de endemias: Dengue é fácil prevenir, publicada pelo Ministério da Saúde em 2002, a dengue é, hoje uma das doenças mais freqüentes no Brasil, atingindo a população em todos os estados, independente da classe social.

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil. Para prevenir e controlaresta doença, principalmente nas médias e grandes cidades aonde vem sendo registrada a maioria de casos de dengue, o Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde, está executando o Programa Nacional de Controle da Dengue, que envolve diferentes etapas e ações. Porém, é preciso reconhecer que além da importância da participação ativa de todos os setores da...
tracking img