Mobilidade urbana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO URBANO

Segundo Mario Petrocchi, no livro TURISMO: PLANEJAMENTO E GESTAO, quando areas urbanas se expandem, crescem as demandas infra-estruturais e de serviços publicos. O planejamentodo turismotem, entao, que levar em conta a capacidade de carga do lugar para receber visitantes e moradores permanentes e prever adaptaçõesnecessarias a expansao projetada. A capacidade do destinosera a consolidação das capacidades de carga dos elementos do destino - significa dizer que o planejamento , deve estudar a regiao como um todo, mas tambem a utilização de uma cacjoeira, por exemplo,dimensionando sua capacidade maxima em receber turistas.
O planejamento do territorio para o turismo se inicia com a delimitação fisica do destino. Sempre com a visão de mercado, o planejamento passapara a definição do modelo de nucleo que sera adoatdo: modelo aberto, modelo fechado ou ambo.
Outra etapa é a verificação dos espaços ja ocupados pelo nucleo urbano exisatente e o diagnostico dessenucleo, se os espaços necessitam ou nao de processos de urbanização, estudos de melhorias, modernizações e adaptações para o turismo.
Se as areas consideradas ainda nao foram ocupadas, é precisoestudar e otimizar a sua utilização. Muitas vezes, o planejamento considera simultaneamente as duas ações: atua para melhorar os nucleos existentes e projeta expansão do sistema em areas livres e,preferencialmenteadjacentes à area urbana existente.
A orientação pelo mercado direcionara questoes como:
a) as faixas de renda dos segmentos de mercado-alvo poderao influenciar da definição entre osmodelos aberto ou fechado; se ha mercado potencial de alta renda ou hipotese de atingir o meracdo internacional, entao havera opções para modelos fechados; se o mercado e regional e de renda menor, oplanejamento se voltara para os centros de turismo popular;
b) seleçõ de areas favoraveis para os empreendimentos do turismo, visando a melho0r equação de custo-benefico;
c) a definição de prioridades...
tracking img