Mobilidade urbana municipio agua boa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE SITUACIONAL DA MOBILIDADE URBANA
NO MUNICÍPIO DE ÁGUA BOA-MT

1.Resumo

Baseando no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do Município de Água Boa/MT, no quesito das atribuições do Secretário de Administração Municipal, tendo em vista as dificuldades enfrentadas pela referida administração, se propõe aqui a apresentar uma política de atendimento a uma dessas dificuldades queé a questão da mobilidade urbana, como um dos instrumentos de democracia, de construção do interesse público e justiça social.

2. Introdução

As cidades no Brasil vêm crescendo de forma acelerada e desordenada. Até mesmo os pequenos municípios, que têm um crescimento populacional modesto como é o caso de Água Boa – MT, sofrem pela ausência de diretrizes e metas fundamentais àadequação e às necessidades provenientes dessas mudanças.
Explosão demográfica esta que fez com que o espaço se modificasse, dividindo a cidade em zonas industrial, comercial, residencial de baixo, médio e alto padrão, etc.
Essas mudanças no espaço provenientes da expansão demográfica causaram os problemas urbanos que fazem parte da agenda de preocupações dos governantes, ressaltando o problema dalocomoção para os cidadãos água-boenses, devido à distância existente entre os bairros.
Preocupações estas que na sua maioria leva a aplicação de métodos desenvolvidos para outras realidades e implantados em contextos totalmente distintos, e consequentemente medidas que nem sempre se aplicam as situações existentes, como a utilização de táxi e moto táxi para transportar a população que nãopossuem veículos próprios, sem levar em conta os problemas físicos e financeiros de cada um, pois as cidades, em muitos casos, são tratadas de forma ampla, quando deveriam ser encaradas com suas especificidades e complexidade.
E para que cada cidade seja considerada com suas características e a população com suas necessidades, é preciso realizar o planejamento, para que em face dos problemas nãotenhamos que improvisar e sim planejar com metodologias para acompanhar as constantes mudanças no espaço urbano, considerando e adequando-se às novas realidades, como por exemplo, a aplicação do transporte coletivo urbano para a mobilidade dos indivíduos.

3. Justificativa

O município de Água Boa – MT, fundado em 1975, emancipado em 1979, possui área territorial de 7.484,205km², comum total de 17 bairros, contando com uma população total de 20.844 habitantes, sendo 16.725 habitantes na área urbana (censo IBGE 2010); população esta que sofre atualmente com diversos problemas provindos de inúmeras áreas, como saúde, educação, meio ambiente, e outros, como os provenientes da expansão urbana, atentando para o fato das dificuldades quanto a mobilidade urbana, tema ora discutido.Ferindo os preceitos da Lei complementar nº47/2009, Art. 1º - que “institui o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do Município de Água Boa-MT, define seus objetivos e diretrizes básicas e dispõe sobre os instrumentos para sua implementação, com o propósito de melhorar a qualidade de vida de seus moradores e usuários...”, e seus preceitos condutores instituídos no Art. 5º, inciso I. “Estimularpolíticas públicas que visem geração de emprego e renda, oferta de equipamentos sociais e discriminação positiva que permitam ampliar a inclusão social”; e IV. “Garantir um transporte que assegure a mobilidade, segurança e a acessibilidade de todos e que oriente as prioridades de intervenção no sistema viário”.
Água Boa, apesar da extensão territorial, da distância existente entre osbairros não conta com o transporte coletivo urbano, fazendo com que seus munícipes se sujeitem ao uso de veículos próprios, de táxi ou moto-táxi, para locomoção.
Considerando a população que não possui condições financeiras para adquirir um veículo próprio e até mesmo para pagar um táxi e considerando a população idosa que não possui condições físicas, devido à idade ou à saúde precária,...
tracking img