Mobilidade urbana em belo horizonte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (Uni – BH)

REGIANE, REGINALDO, TALITA

MOBILIDADE URBANA EM BELO HORIZONTE

Trabalho Interdisciplinar de Graduação apresentado ao curso de Graduação Tecnológica em Gestão Pública do Centro Universitário de Belo Horizonte.

Orientadora: Prof.ª Mônica Moreira Esteves Bernardi

Belo Horizonte
2011
MOBILIDADE URBANA EM BELO HORIZONTE
URBAN MOBILITYIN BELO HORIZONTE

Autoria: Regiane, Reginaldo, Talita
Orientadora: Mônica Moreira Esteves Bernardi

RESUMO
O artigo aborda os problemas urbanos de congestionamento e de transportes coletivos causados pelo crescimento demográfico, enfatizando a questão do ônibus e o metrô, buscando avaliar possíveis soluções. São mostradas as experiências de Cingapura que utiliza a cobrança de pedágios pararesolver o problema de congestionamento e São Paulo, que utiliza o sistema de rodízio de carros.
ABSTRACT
The article discusses the problems of urban congestion and public transport, emphasizing the issue of bus and subway, trying to evaluate possible solutions. Shown are the experiences of Singapore that uses the collection of tolls to tackle congestion and St. Paul, who uses the system ofrotation of cars.

Palavras-chave: Mobilidade Urbana, trânsito, Congestionamento, ônibus, metrô.
Key words: Urban Mobility, traffic congestion, bus, train.

Ouvir
Ler foneticamente
 
Dicionário

Ouvir
Ler foneticamente
 
Dicionário

1 INTRODUÇÃO
Os problemas de mobilidade urbana enfrentados pelo município de Belo Horizonte são considerados um dos maiores males da cidade, pois oaumento da população, da frota de veículos, a disposição de ruas e avenidas, a topografia, a péssima qualidade do transporte público e outros elementos tem contribuído para um trânsito caótico e congestionado, especialmente nos horários de pico. (Jornal Estado de Minas, 2009). Observa-se que levar mais de uma hora e meia em horário de pico pra atravessar 10km ou menos no centro de BH ou chegar no pontode ônibus as 07:00 horas e conseguir pegar o ônibus para o trabalho só 50 minutos depois, tem sido motivo de estresse e perda de tempo.(informação verbal).
O objetivo deste trabalho é discutir a respeito da mobilidade urbana em Belo Horizonte, abordando a questão dos congestionamentos e do transporte público ineficiente. Falaremos também sobre como a cidade foi planejada sem que se pensasse nofuturo, como por exemplo, o grande volume gerado pelo fluxo da população da região metropolitana de Belo Horizonte.
A importância do objeto deste trabalho é avaliar o que tem sido feito para amenizar ou até mesmo resolver os problemas da mobilidade, como, por exemplo, o investimento em obras viárias para melhorar o tráfego da capital mineira e a ampliação e modernização do metrô da capital.METODOLOGIA
Para a realização deste estudo foram pesquisados artigos eletrônicos, jornais e revistas .Neste artigo será analizada a questão do crescimento populacional não previsto na construção de Belo Horizonte, informações sobre a gestão do trânsito e transporte através do site da Empresa de transporte e trânsito de Belo Horizonte S/A (BHTRANS). No site da Companhia Brasileira de Trens Urbanos(CBTU) encontramos dados referentes ao metrô dos quais possibilitaram traçar um caminho para o entendimento da falta de entusiasmo de muitos usuários ao sair de casa e depender de um transporte coletivo.
Foram consultados livros que compõe este tema para a concretização de um trabalho baseado em pesquisas para a formação de idéias relevantes à constituição de idéias ou sugestões para minimizar oproblema citado.
REFERENCIAL TEÓRICO
O projeto de construção do centro de Belo horizonte e o crescimento da população
Aarão Leal de Carvalho Reis foi o engenheiro e urbanista paraense nomeado para fazer o levantamento do local apropriado para a construção da nova capital do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte. O plano do engenheiro para a criação de BH consistia da definição de uma avenida (a...
tracking img